Acre experimenta crescimento industrial

A madeira de reflorestamento é um dos produtos exportados pelo Acre (Foto: Arquivo Secom)
A madeira de reflorestamento é um dos produtos exportados pelo Acre (Foto: Arquivo Secom)

O estado acreano ocupa o quinto lugar no ranking da taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) entre as unidades federativas. De acordo com a publicação Acre em Números 2013, a taxa anual é de 10,89%, porcentagem em equilíbrio com o desenvolvimento dos demais estados, uma vez que o maior índice não é superior a 15%. A economia tem se dinamizado por um conjunto de políticas públicas e incentivos, que estão fomentando a produção.

A publicação é editada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e a diretora executiva Cláudia Saldanha explica que os dados são produzidos em convênio com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): “O volume do PIB é maior na Região Sudeste, no entanto, o Acre ganha destaque pelo comparativo da taxa de crescimento com o ano anterior”.

A atividade do terceiro setor  multiplicou-se com a implantação e desenvolvimento de indústrias no estado. Número que é mais significativo na área de transformação, formado por estruturas que tornam a matéria-prima produto final, como as fábricas de móveis. Elas representam a consolidação de uma cadeia produtiva que incentiva a sustentabilidade e que se inicia com o extrativismo, a legalização de marcenarias e a união entre os pólos marceneiros.

A perspectiva de agregação tem fortalecido outras cadeias produtivas, como a piscicultura. As rações são compostas por produtos da agricultura familiar, como o milho. A Fábrica de Ração entrou em o funcionamento recentemente e possui selo expedido pelo Ministério da Agricultura para exportação. Ainda no Complexo de Piscicultura, o processamento dos peixes entrega ao mercado o produto após o trabalho de filetagem.

Os principais itens exportados pelo Acre são a castanha e madeiras. Todavia, analisando por municípios, além da capital, os valores mais significativos estão em Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá. Municípios esses que possuem estruturas representativas, como a Agroindústria de Tarauacá, que beneficia o açaí e é investimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter