imunização

Acre está entre os estados que mais aplicaram as primeiras doses de vacina contra a Covid-19

O Ministério da Saúde realizou um levantamento que aponta o Acre como um dos estados que mais aplicaram as primeiras doses recebidas da vacina contra a Covid-19, de acordo com sua população. Os dados mostram que falta apenas 23% do público maior de 18 anos procurar os postos para receber a primeira dose de imunizante.

Falta apenas 23% da população maior de 18 receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Foto: Cedida

Entretanto, “uma andorinha só não faz verão”, diz o ditado popular. Também, uma dose apenas da vacina contra a Covid-19 não garante a imunidade contra a doença. Assim, o apelo das equipes da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) é para que a população não deixe de tomar a segunda dose do imunizante.

Para garantir que a população complete o esquema vacinal, o Estado adiantou a segunda dose da vacina Fiocruz/AstraZeneca, e recentemente, da Pfizer Foto: Arquivo.

“Recebemos essa avaliação do Ministério da Saúde, que informa que o Acre é o estado de possui menor pendência no número de primeiras doses aplicadas, comparado aos outros estados, nesse caso, o Acre está em primeiro lugar. No entanto, esse mesmo relatório traz um número consideravelmente alto para complementação de esquema”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Renata Quiles.

Para garantir que a população complete o esquema vacinal, ou seja, tome as duas doses do imunizante contra a Covid-19, o Estado adiantou a segunda dose da vacina Fiocruz/AstraZeneca, e recentemente, da Pfizer, para quem tomou a primeira dose no mês de maio e junho, contabilizando cerca de 60 dias entre as doses.

“O Acre está de parabéns pelo melhor aproveitamento de doses recebidas para primeiras doses, mas estamos em estado de alerta para as pessoas que precisam retornar aos serviços e procurar tomar a sua segunda dose da vacina”, destacou Quiles.