Com índices recorrentemente positivos, o Acre vem comemorando nos últimos meses o aumento nas vendas do varejo e também do varejo ampliado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na pesquisa, divulgada na última quinta-feira, 11, o estado compõe os dez que registraram o maior volume de vendas do ramo. Os dados comparam o mês de fevereiro deste ano com o do ano passado, tendo um índice de 9,5%, maior até que o nacional, que fechou o período com 8,2%.
Já o comércio varejista ampliado aparece com uma taxa de 4,4%. O levantamento também traz dados comparando as taxas entre janeiro e fevereiro, que registram também variação positiva, sendo 1,5% e 3% no varejo e varejo ampliado, respectivamente.
O comércio varejista inclui itens como combustíveis e lubrificantes; mercados, tecidos, vestuário e calçados; móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, perfumaria; livros, jornais, revistas e papelaria; equipamentos para escritório, informática e comunicação; e outros artigos de uso pessoal e doméstico.
Já o comércio varejista ampliado, além desses itens, inclui veículos, motocicletas, partes e peças; atacado e varejo de material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.
O fortalecimento do ambiente de negócios no Acre impacta diretamente esses números. O titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanípal Mesquita, destaca que as obras realizadas em todo o estado também têm contribuição para esses números, uma vez que geram trabalho e renda.
Outra questão essencial, segundo ele, é a manutenção da folha de pagamento. “A construção civil tem sido retomada e os programas que temos de incentivo à indústria, como o Programa de Estímulo à Construção Civil e Geração de Emprego e Renda (PEC-GER), vêm motivando os setores moveleiro, de alimentos e de confecções. Isso, somado ao otimismo, no setor empresarial, faz com que as coisas aconteçam, as pessoas invistam mais e a dinâmica da economia melhore”, pontua.
Acre como canteiro de obras
A gestão do governador Gladson Cameli tem focado em grandes obras, que impactam diretamente na geração de empregos e movimentam a economia, não só da construção civil, mas também de outros segmentos, como serviços e outros setores.
Um levantamento mostra que o Acre tem 126 grandes obras entregues e ainda 444, entre as que estão em andamento, projetos aprovados e em planejamento.
“Temos nos empenhado nos últimos anos em atender as principais necessidades do povo acreano, possibilitando não apenas um ambiente adequado ao atendimento, mas, paralelo a isso, ampliando nossos serviços, reconhecendo nossos servidores e gerando emprego e renda. A nossa resposta tem sido trabalho, com reformas, inauguração de pontes e pavimentação. Temos muito ainda para fazer e, assim como tem sido nos últimos anos, vamos continuar avançando na infraestrutura do nosso estado, tentando atender a todos os setores possíveis”, garante Cameli.