Acre encerra participação nas Paralimpíadas com 13 medalhas

O Acre encerra sua participação nas Paralimpíadas com 13 medalhas no atletismo, natação e na bocha (Foto: Ana Paula Pojo/Secom)
Acre encerra sua participação nas Paralimpíadas com 13 medalhas no atletismo, na natação e na bocha (Foto: Ana Paula Pojo/Secom)

Foi uma semana agitada, cheia de alegria, conquistas e superação para os 14 paratletas acreanos que competiram nas Paralimpíadas Escolares 2015, de 23 a 27, em Natal (RN).

Com as atividades finalizadas na noite de sexta-feira, 27, o Acre encerrou sua participação com a soma de 13 medalhas (ouro, prata e bronze) conquistadas nas modalidades de atletismo, natação e bocha.

Foram quatro medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze, garantidas pelos paratletas do Colégio Dom Bosco, que fizeram nome nesta nona edição do evento.

Os destaques no atletismo foram Gigleane Paiva, com duas medalhas de ouro nas provas de corrida e uma de bronze no salto em distância, e Adriano Bandeira, com uma medalha de ouro nas provas de lançamento de dardo e prata no arremesso de peso.

Os paratletas medalhistas ganham bolsa-atleta para garantir dedicação ao esporte (Foto: Ana Paula Pojo/Secom)
Os paratletas medalhistas ganham bolsa-atleta para garantir dedicação ao esporte (Foto: Ana Paula Pojo/Secom)

Lucas Damasceno conquistou duas medalhas, prata e bronze, na corrida e no lançamento de dardo, respectivamente, e José Maria Carvalho foi medalha de prata também no lançamento de dardo.

Na natação, Laís Vitória Gonzaga conquistou ouro e bronze nos 200 metros livres classe S14 e Bruno Mesquita, de Cruzeiro do Sul, ganhou de prata e bronze nos 100 metros.

Na bocha, o paratleta Raylander Marcelino venceu todas as etapas da fase classificatória e conquistou medalha de prata na grande final. Os paratletas medalhistas das Paralimpíadas Escolares garantem, do governo federal, o auxílio bolsa-atleta, que tem por finalidade garantir condições mínimas para que se dediquem com tranquilidade e exclusividade aos treinos e competições.

“Estou muito feliz com esse resultado. Saber que eu consegui a medalha que vai manter a minha bolsa: é muita emoção”, conta, emocionado, Lucas Damasceno.

A importância do esporte paralímpico

Os paratletas do Colégio Dom Bosco conquistam 4 medalhas de ouro, 5 de prata e 4 de bronze (Foto: Ana Paula Pojo/Secom)
Os paratletas do Colégio Dom Bosco conquistam 4 medalhas de ouro, 5 de prata e 4 de bronze (Foto: Ana Paula Pojo/Secom)

Humberto Luiz Ferreira, diretor da Associação Brasileira de Esportes para Deficientes Intelectuais (Abdem/Brasil), disse que a participação dos paratletas é fundamental para o desenvolvimento do esporte no país. “Nós estamos trabalhando com o futuro do Paradesporto, com o futuro do esporte paralímpico”, ressaltou o diretor.

A coordenadora do Colégio Dom Bosco, Rosilda Moura, contou que se sente muito feliz com os resultados alcançados. “Atribuo esses resultados aos educadores físicos e treinadores do Dom Bosco que não mediram esforços na preparação dos nossos paratletas, que a cada ano superam suas limitações”, relatou.

Encerramento das Paralimpíadas Escolares

As Paralimpíadas Escolares 2015 são encerradas com uma grande comemoração, no Centro de Convenções de Natal (Foto: Ana Paula Pojo/Secom)
As Paralimpíadas Escolares 2015 são encerradas com uma grande comemoração, no Centro de Convenções de Natal (Foto: Ana Paula Pojo/Secom)

As Paralimpíadas Escolares 2015 foram encerradas com uma grande comemoração realizada no Centro de Convenções de Natal, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a todas as delegações que competiram durante o evento.

Mais de 700 paratletas comemoram o encerramento que reuniu show, brincadeiras, apresentações artísticas e muita música.

O coordenador do Programa Paralímpico do Acre, Geison Morais, disse que foi com muita satisfação que o Acre se fez presente nesta edição das Paralimpíadas, onde nenhum paratleta se machucou, e todos comemoraram com muita alegria.

“Agradecemos aos professores, educadores, ao governo do Estado e a todos que nos ajudaram nessa empreitada por mais um ano de Paralimpíadas Escolares”, destacou.