Acre encerra o ano com mais de 80% dos imóveis rurais cadastrados

As inscrições são gratuitas, e, a partir dela, o produtor pode acessar uma série de benefícios (Foto: Angela Peres/Secom)
Inscrições são gratuitas, e, a partir dela, o produtor pode acessar uma série de benefícios (Foto: Angela Peres/Secom)

Dados do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) apontam que o Acre tem uma das maiores áreas rurais inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), no mês de novembro, na Região Norte.

O boletim divulgado mensalmente mostra que, em relação a outubro, o Acre teve um incremento de 822.571 hectares, mantendo-se acima do total previamente estimado, quando o projeto começou.

Segundo o estudo realizado pelo SFB, o Acre possuía uma área de 3.528.543 hectares passíveis de serem cadastrados, mas ultrapassou a expectativa.

Esse dado representa 33.716 imóveis rurais já inscritos no CAR. O estado tem a meta de cadastrar 40 mil propriedades rurais até maio de 2016, de acordo com a legislação.

“Esses dados são reflexo de um esforço que o governo tem feito para garantir o acesso dos produtores rurais, em especial os da agricultura familiar, ao cadastro”, destacou João Paulo Mastrangelo, coordenador técnico do CAR e secretário-adjunto de Meio Ambiente.

Outros dois estados brasileiros também apresentaram aumento em áreas cadastradas – Amazonas, com 170.798 hectares, e Roraima, com 64.891 hectares.

Os dois mantiveram-se também acima do previsto incialmente. No Brasil, mais de dois milhões de propriedades foram cadastradas, representando mais de 60% da meta necessária para regularizar todos os imóveis rurais do país.

Em dia com a lei

O CAR é uma ferramenta prevista no Novo Código Florestal Brasileiro que oferece aos posseiros e pequenos produtores a oportunidade regularizar ambientalmente o seu imóvel.

A partir da inscrição, o produtor pode acessar linhas de crédito especiais e financiamentos bancários, além de poder regularizar multas e embargos, ocorridos até julho de 2008.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter