Acre é um dos três Estados brasileiros que forma agentes comunitários de saúde

O governo do Acre, por meio da Escola Técnica de Saúde Maria Moreira da Rocha, do Instituto Dom Moacyr (IDM), participou do X Congresso Internacional da Rede Unida. O evento reuniu nos dias 8 e 9 deste mês, na cidade do Rio de Janeiro, educadores e gestores do Brasil, Espanha, Itália, Nigéria, Portugal, Venezuela, Cabo Verde, Inglaterra, Colômbia, Peru, Argentina, Cuba e Haiti. Eles discutiram assuntos relacionados às ações de atenção primária na saúde pública e a formação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

“A relevância desse congresso constituiu em apresentar a experiência da formação técnica dos Agentes Comunitários em Saúde, sendo que apenas o Acre, Rio de Janeiro e Tocantins realizaram, até o momento, a formação desses trabalhadores”, explicou Anna Lúcia Abreu, coordenadora-geral da Escola Técnica de Saúde Maria Moreira da Rocha.

Anna, que fez parte como convidada da mesa “Histórico da Formação Técnica do Agente comunitário no Brasil”, ressaltou a importância da participação do Estado em um evento dessa natureza, comemorando os resultados da experiência do Acre na formação de agentes comunitários. “Em 2010, nós formamos 350 ACS em Rio Branco, todos trabalhadores em serviço pelo SUS. E hoje o curso de Técnico em Agente Comunitário em Saúde continua sendo oferecido em vinte dos 22 municípios acreanos, com 30 turmas, alcançando um total de 915 educandos em formação.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter