BNDES contempla projeto da Bienal da Floresta e do Livro no Acre

bienal
Com o patrocínio, será realizada em agosto a Bienal da Floresta e do Livro e Leitura (Foto: Arquivo Secom)

O Acre foi um dos 20 estados selecionados para receber patrocínio na área de projetos culturais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A chamada pública contemplará a Bienal da Floresta e do Livro e Leitura: Uma Ponte Sobre o Pacífico – Leitura para Todos, que será realizada em agosto, em Rio Branco.

A cidade recebeu o mesmo evento em 2009 e 2012, e cerca de 160 mil pessoas participaram durante os 10 dias. Para a terceira edição, a proposta é de que se debatam temas como a inclusão, sendo ela na cultura e na educação, por meio da leitura.

Assim como nos anos anteriores, a bienal será realizada na praça do Novo Mercado Velho. A programação contará com atividades de leitura, lançamento de livros, mesas-redondas, rodas de conversa e shows, entre outros.

De acordo com a idealizadora do evento e coordenadora da Biblioteca Pública, Helena Carloni, o evento, por ser no Acre, conta com o diferencial de reunir a população fronteiriça.

“As duas últimas bienais tiveram a presença de representantes da tri-fronteira, composta pelo Brasil, Peru e Bolívia. Neste ano, pretendemos ampliar o leque e convidar pessoas dos demais locais da América Latina, como Colômbia e Equador”, explica.

Para a diretora-presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Karla Martins, esse tipo de evento é fundamental para o fomento da leitura. “Passamos por um momento em que o avanço da tecnologia faz com que a juventude leia muito, mas não leia nada. Por isso, difundir uma bienal, mostrando a importância dos livros, é essencial”, argumenta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter