Acre e Rondônia mantêm agenda de esforços pelo fortalecimento do corredor interoceânico e da balança comercial

Os estados do Acre e de Rondônia, por meio das secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seict/AC) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec/RO), unem esforços pelo fortalecimento do corredor interoceânico, como saída para o Oceano Pacífico, e da balança comercial com países andinos. Um alinhamento nesse sentido foi definido durante videoconferência realizada nesta terça-feira, 5, com a participação do titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, e do secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico de Rondônia, Avenilson Trindade.

Videoconferência tratou de pautas de interesses comuns entre os dois estados para o planejamento de negócios internacionais. Foto: Jairo Carioca/Seict

Um encontro entre os governadores Gladson Cameli, do Acre, e Marcos Rocha, de Rondônia, vem sendo planejado, para a definição de ações conjuntas entre as duas unidades federativas, com o objetivo de estabelecer uma agenda internacional de negócios.

“É a continuidade da programação que iniciamos ano passado e que visa a uma agenda internacional. Os estados têm um case de sucesso e objetivos afins que visam, principalmente, ao fortalecimento da rota interoceânica, com aumento das exportações e importações”, informou Mesquita.

Além do fortalecimento das exportações e importações, os estados pretendem apresentar demandas integradas durante a visita da ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, a Rio Branco, prevista para o dia 6 de maio, quando será realizado o encontro “Uma saída pacífica para o Brasil”. Outra agenda conjunta visa à participação dos representantes das secretarias nas feiras agropecuárias de Rondônia e Rio Branco, além de um evento trinacional, que deverá ser realizado em Brasileia.

Acre e Rondônia devem efetivar escritório de negócios em Lima, no Peru, para incrementar a agenda de exportação e importação. Foto: Jairo Carioca/Seict

Como resultado da participação conjunta das delegações do Acre e Rondônia na Expoalimentaria, em Lima, no ano passado, os estados estudam também o estabelecimento de um escritório para negociações de alimentos e bebidas no Peru. A participação na inauguração da primeira etapa das obras do Porto de Chancay é uma das prioridades da agenda conjunta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter