O Depasa Rio Branco participou pela primeira vez do 22º Encontro da Câmara Técnica de Controle de Qualidade (CTCQ) da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe).
A representante do Acre, Adriana Evangelista, especialista em Engenharia e Saneamento Ambiental, participou como membro do encontro CTCQ da Aesbe e do 17º Workshop de Fornecedores, realizado em Salvador (BA) e organizado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
A Câmara Técnica de Controle de Qualidade (CTCQ) corresponde a um grupo formado por técnicos de laboratórios ligados ao controle de qualidade da água das companhias e está voltado ao intercâmbio de informações para o cumprimento da portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde.
Os encontros são realizados duas vezes ao ano. A troca de conhecimento e experiência do Acre com outros Estados despertou a atenção dos representantes da CTCQ, que pensaram Rio Branco para sediar um próximo encontro. “Para participar é preciso ser convidado. E o Acre foi convidado para fazer parte e ser a sede de um próximo encontro. Será muito bom para o nosso Estado, porque teremos a presença de técnicos da área de saneamento e laboratorial de todo o Brasil”, disse Evangelista.
Algumas mudanças debatidas no encontro e estabelecidas pela portaria estão sendo trabalhadas para manter a qualidade da água na capital. “Nós estamos realizando em campo uma análise de turbidez, dentro dos parâmetros da portaria. Iremos trocar e instalar torneiras e filtros e analisar a cada ano. Em quatro anos temos que atingir uma meta de 100% das amostras com turbidez de 05. De acordo com os dados da turbidez dos filtros é que vamos garantir a melhor qualidade da água”, complementou.
O foco principal do encontro foi a atuação das operadoras frente às novas exigências da portaria 2914, com destaque para o monitoramento do ponto de captação, a garantia dos pontos de coleta na saída de tratamento na rede de distribuição para o controle e vigilância da qualidade da água, o monitoramento dos parâmetros – gosto, odor, saxitoxina e outros – , análises microbiológicas e análises de turbidez e coloro residual.