Acre é representado pela primeira vez em Encontro da Câmara Técnica de Controle da Qualidade da Água

 

Acre pode sediar próximo encontro da CTCQ (Assessoria Depasa Rio Branco)

Acre pode sediar próximo encontro da CTCQ (Assessoria Depasa Rio Branco)

O Depasa Rio Branco participou pela primeira vez do 22º Encontro da Câmara Técnica de Controle de Qualidade (CTCQ) da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe).

 

A representante do Acre, Adriana Evangelista, especialista em Engenharia e Saneamento Ambiental, participou como membro do encontro CTCQ da Aesbe e do 17º Workshop de Fornecedores, realizado em Salvador (BA) e organizado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

A Câmara Técnica de Controle de Qualidade (CTCQ) corresponde a um grupo formado por técnicos de laboratórios ligados ao controle de qualidade da água das companhias e está voltado ao intercâmbio de informações para o cumprimento da portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde.

Os encontros são realizados duas vezes ao ano. A troca de conhecimento e experiência do Acre com outros Estados despertou a atenção dos representantes da CTCQ, que pensaram Rio Branco para sediar um próximo encontro. “Para participar é preciso ser convidado. E o Acre foi convidado para fazer parte e ser a sede de um próximo encontro. Será muito bom para o nosso Estado, porque teremos a presença de técnicos da área de saneamento e laboratorial de todo o Brasil”, disse Evangelista.

Algumas mudanças debatidas no encontro e estabelecidas pela portaria estão sendo trabalhadas para manter a qualidade da água na capital. “Nós estamos realizando em campo uma análise de turbidez, dentro dos parâmetros da portaria. Iremos trocar e instalar torneiras e filtros e analisar a cada ano. Em quatro anos temos que atingir uma meta de 100% das amostras com turbidez de 05. De acordo com os dados da turbidez dos filtros é que vamos garantir a melhor qualidade da água”, complementou.

O foco principal do encontro foi a atuação das operadoras frente às novas exigências da portaria 2914, com destaque para o monitoramento do ponto de captação, a garantia dos pontos de coleta na saída de tratamento na rede de distribuição para o controle e vigilância da qualidade da água, o monitoramento dos parâmetros – gosto, odor, saxitoxina e outros – , análises microbiológicas e análises de turbidez e coloro residual.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter