A Estrada do Pacífico contribui significativamente para consolidar as relações comerciais entre o Acre e o Peru. Nesta terça-feira, 29, o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Carlos Reis, recebeu a visita do engenheiro peruano Jesus Palacios.
O agrônomo veio ao estado para realizar a compra de ração de peixes – surubim e pirarucu – e aproveitou para apresentar o café Río Tambo, produzido a partir de grãos orgânicos.
“Viemos procurar informações e estabelecer convênios com o governo do Acre. A proposta é que da próxima vez uma equipe venha do Peru para conhecer as estruturas do complexo de piscicultura daqui e convidá-los a conhecer também a nossa cooperativa de produtores de café e cacau. A conexão interoceânica nos possibilita expandir mercado, e nós temos muito interesse nisso”, salientou Palacios.
José Carlos Reis observa que os investimentos na área da produção possibilitam que o Acre amplie seu mercado consumidor, gerando mais crescimento socioeconômico na região.
“Este intercâmbio é fundamental. É uma parceria que se inicia com a visita e, sem dúvidas, renderá bons frutos, tanto para os peruanos quanto para os produtores acreanos”, frisou o secretário.
Peixes da Amazônia
O Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia S/A reúne tecnologia de primeiro mundo, garantindo a expansão da cadeia produtiva em todo o estado, beneficiando mais de cinco mil produtores familiares.
Construído no formato público-privado-comunitário, o empreendimento, composto por frigorífico de pescado, centro de alevinagem e uma fábrica de ração, já abastece o mercado internacional e nacional com seus produtos.