O biológico Richard Rasmussen ficou famoso no Brasil inteiro por explorar as regiões mais remotas do país e levar a diversos programas televisivos uma parte da rica flora e fauna brasileira.
Agora, ele apresenta a série “No Mundo Selvagem de Richard Rasmussen”, que estreia neste sábado, 13, as 22h15, na National Geographic. A série terá nove episódios, e o primeiro se chama Xamã das Florestas, filmado no Acre.
“Será o primeiro programa de um brasileiro desvendando o Brasil na National”, explica Richard. A série será uma jornada pelo Brasil em busca de mistérios, mitos, crenças e lendas que envolvem civilizações milenares, fenômenos naturais e os animais mais exóticos da fauna brasileira.
“No Mundo Selvagem de Richard Rasmussen” irá focar principalmente a interação. Richard investiga a fundo os lugares que visita, conversa com pessoas locais, entra onde tiver que entrar para encontrar os animais mais exóticos e raros de cada região, entrega-se de corpo e alma em rituais de tribos indígenas, sempre em busca de um momento onde as verdades da natureza são reveladas.
“A série será sempre baseada em algum tipo de conhecimento e os rumos que percorrem esses conhecimentos. Nesse programa de estreia percorreremos os caminhos do Xamã no Acre, depois a lenda do boto na Amazônia e tantas outras histórias”, reforça Richard.
A aventura de Richard pelo Acre para a produção do material foi desafiadora. O apresentador precisou dormir uma noite em um pequeno barco que guardava os 400 quilos de equipamento da equipe de filmagens. E durante a produção da série foram perdidas duas câmeras, gerando um prejuízo de R$ 150 mil.
Xamãs da Floresta
O episódio inicial da série, gravado no Acre, vai mostrar a forma de vida tradicional do povo Yawanawá. Lá o conhecimento ainda é ensinado pelos anciãos e aprendido pelos jovens mesmo depois de terem se passado mais de cinco séculos desde que o primeiro homem branco pisou na América do Sul.
Um dos aspectos mais intrigantes desses ensinamentos diz respeito ao xamanismo: a capacidade de poucos escolhidos praticarem a “medicina da selva” e de possuírem o conhecimento, os meios e as formas de encontrar as curas para as doenças dos membros da tribo, sejam elas do corpo ou da alma.
Richard irá fazer parte do ritual do Kapun (ou kambô), o famoso sapo amazônico que produz uma poderosa toxina que é extraída dele e colocada na corrente sanguínea do apresentador. Os efeitos são poderosos e surpreendentes. Em seguida, ele irá conhecer as terras sagradas da tribo e experimentará a “Uni” (a ayahuasca local), com o xamã mais velho da nação Yawanawá, de 96 anos de idade.