Acre é modelo de desenvolvimento social e econômico para Pando (BO)

Foto Diego GurgelAs políticas públicas desenvolvidas no Acre têm chamado atenção de outros países. Na quinta-feira, 28, a vice-governadora do Departamento de Pando, na Bolívia, Paola Ivania Terrazas, visitou as secretarias de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) para conhecer as experiências acreanas.

Henry Nogueira, titular da SEPN, apresentou à gestora um painel com os resultados alcançados da política estadual de apoio e fortalecimento dos empreendimentos. Nos últimos cinco anos, o Programa de Incentivo de Pequenos Negócios já contribuiu para transformação social e econômica de 16 mil famílias.

Além de capacitar e instrumentalizar os empreendedores, o Estado atua diretamente no apoio e fortalecimento dos feirantes. O Programa de Feiras Regionais promoveu a criação do calendário permanente de eventos da economia solidária, em 16 municípios.

“Quero conhecer a estratégia de organização do governo do Acre. O nosso plano de governo tem como foco o desenvolvimento dos pequenos negócios. Por isso, queremos compreender como essa política funciona e firmar uma parceria”, frisou a vice-governadora de Pando.

Henry ressaltou que “uma das principais ações que serão desenvolvidas em conjunto serão as feiras de economia solidária, que integrarão os produtos acreanos e bolivianos em um mesmo espaço”.

Políticas para as Mulheres

O Plano Estadual de Políticas para as Mulheres foi apresentado à vice-governadora Paola Ivania Terrazas, que elogiou o trabalho de proteção, valorização e incentivo às mulheres do Acre, desenvolvido pela SEPMulheres.

Joelda Pais, coordenadora de Direitos Humanos da SEPMulheres, explica que “esse é o inicio de várias parcerias entre o Acre e o governo do Pando, especialmente no que diz respeito à inclusão socioprodutiva das mulheres e o enfrentamento à violência”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter