O representante da GIZ, Taiguara Alencar conta que a função da Cooperação é ajudar o MMA no monitoramento do CAR em nível nacional e que o trabalho está na fase de estudos baseados em matrizes pelo Brasil.
“Foram escolhidos cinco estados, o Acre foi o quinto para se fazer a oficina junto com MMA, pois já tem um avanço na certificação ambiental. Daqui a um mês, após sair as últimas regulamentações federais, será feita uma oficina entre dez estados, aí teremos uma linha de base do CAR no Brasil. Saberemos como está a legislação, os arranjos institucionais, dados e a estrutura dos estados”, disse.
Taiguara conta que este momento é o de analisar os problemas do CAR e como esses estados podem contribuir para a implementação da política no país.
“Esse trabalho de monitoramento serve para ações, estamos analisando quais são os principais problemas para o MMA focar nesses pontos, e como os estado podem contribuir com os demais”.
O governador Tião Viana já sancionou a Lei que institui o CAR no Estado, revogando as normas que estabeleciam o Licenciamento Ambiental Rural (LAR), no entanto, para sua efetiva implantação, torna-se necessária a sua regulamentação.