Acre é exemplo de desenvolvimento e industrialização para outros estados

 

A piscicultura acreana é modelo de geração de emprego e renda para outros estados (Foto: Sergio Vale/Secom)
A piscicultura acreana é modelo de geração de emprego e renda para outros estados (Foto: Sergio Vale/Secom)

Os investimentos do governo do Acre no fomento à industrialização, geração de emprego e renda têm colocado o estado como um dos bons exemplos de desenvolvimento sustentável para o resto do Brasil. No fim da tarde desta quinta-feira, 7, o governador e a vice do Piauí, Wellington Dias e Margarete Coelho, reuniram-se com o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Fernando Lima, para conhecer mais a fundo os empreendimentos acreanos.

O encontro também contou com a presença dos superintendentes do Banco do Nordeste e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales de São Francisco e da Paraíba (Codevasf), Luiz Roberto Silva e Inaldo Guerra. Na ocasião, os empresários acionistas da empresa Peixes da Amazônia S/A explicaram a magnitude do Complexo de Piscicultura e as perspectivas de mercado para o negócio.

reunião
Welligton Dias pretende implantar um projeto de piscicultura similar ao do Acre no Piauí (Foto: Angela Peres/Secom)

Welligton Dias pretende implantar um projeto de piscicultura similar ao do Acre no Piauí. “O Acre possui um modelo que, tenho certeza, servirá de parâmetro inovador para o Piauí e qualquer outro lugar do Brasil ou do mundo. A piscicultura acreana garante aos pequenos produtores bons resultados, a partir de uma matriz de produção. Saímos daqui convencidos de que esse modelo de empreendimento deu certo”, destacou o governador.

O Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia S/A é um empreendimento público-privado-comunitário que contempla grandes, médios e pequenos produtores. O aporte financeiro feito pelo governo do Estado, por meio do fundo de investimento da Agência Nacional de Negócios do Acre (Anac), foi de R$ 18 milhões. Além do governo e de outros 15 empresários acionistas, a Central de Piscicultores do Acre também é sócia da empresa.

Fernando Lima observa que o clima do estado hoje é de desenvolvimento, graças ao empenho do governador Tião Viana, que inovou com a implantação de um modelo econômico público-privado-comunitário, e isso tem atraído outros governos, que também querem inovar e ampliar a oferta de empregos, por meio da industrialização.

Visita ao Alto Acre

Frigorífico de Suínos  faz parte da lista de empreendimentos que o governo do Piauí pretende desenvolver (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Frigorífico de Suínos faz parte da lista de empreendimentos que o governo do Piauí pretende desenvolver (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Frigorífico de Suínos da empresa Dom Porquito, construído em Brasileia, faz parte da lista de empreendimentos que o governo do Piauí pretende desenvolver. Nesta sexta-feira, 8, o secretário piauiense de Desenvolvimento Rural, Francisco Lima, acompanhado dos superintendentes do Banco do Nordeste e da Codevasf, Luiz Roberto Silva e Inaldo Guerra, visita a indústria para conhecer as instalações e seu funcionamento.

O empreendimento público-privado-comunitário é apontado pela Indústria Brasileira de Suínos como o mais moderno da Região Norte em uso de tecnologia, e além de atender o mercado local e nacional, vai exportar carne para outros países como a Bolívia, o Peru e o México.

Leia também

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter