Comitiva de Rondônia conheceu todo o processo de beneficiamento da castanha em Xapuri (Foto: Edna Medeiros)
Comitiva de Rondônia conheceu todo o processo de beneficiamento da castanha em Xapuri (Foto: Edna Medeiros)

A política de apoio ao setor produtivo desenvolvida no Acre, desperta o interesse de outros estados. Exemplo disso ocorreu nos últimos dois dias com a visita de uma comitiva, liderada pelo vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira.

O grupo conheceu projetos que o governo desenvolve em parceria com a iniciativa privada. O primeiro deles foi o Frigorífico de Exportação de Carne Suína Dom Porquito, em Brasileia, que está em fase final e deve entrar em funcionamento até o meio do ano.

Em seguida, visitaram outros dois empreendimentos que fecham a cadeia produtiva do setor extrativista no Acre: a fábrica de beneficiamento de castanha e a fábrica de preservativos Natex.

Possibilidade de acordos entre Acre e Rondônia

Tecnologia na fábrica de rações da Piscicultura impressionou comitiva rondoniense (Foto: Leônidas Badaró)
Tecnologia na fábrica de rações da Piscicultura impressionou comitiva rondoniense (Foto: Leônidas Badaró)

Outro grande empreendimento visitado pela comitiva de Rondônia foi o Complexo de Piscicultura. Exemplo de parceria público-privada, o complexo, onde já foram investidos mais de R$ 100 milhões, conta com o que há de mais moderno no laboratório de alevinagem, fábrica de rações e o frigorífico, que será o mais moderno do país.

“Não posso deixar de elogiar a qualidade do que vem sendo feito aqui. Esse Complexo de Piscicultura foi pensando para atender qualquer expectativa de mercado”, afirmou Daniel Pereira.

O vice-governador destacou ainda que é preciso estabelecer parcerias mais concretas entre os dois estados. “Nós sempre estivemos perto geograficamente, mas a impressão que tenho é que passamos muito tempo de costas um para o outro. Precisamos mudar isso”, disse.

Para Glenilson Figueiredo, secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, a visita da comitiva rondoniense confirma que o Acre está no rumo certo. “Na semana passada tivemos a visita do maior produtor de açaí do mundo e agora, a vinda dessa comitiva de Rondônia. Isso mostra que o Acre cada vez mais se consolida como exemplo de apoio ao setor produtivo”, comentou.