A vice-governadora Nazareth Araújo recebeu na noite desta segunda-feira, 15, a visita do pesquisador Kleverton Melo de Carvalho, da Universidade Federal da Bahia, que está realizando um doutorado sobre administração pública com valorização do meio ambiente em que o Acre será um dos principais destaques.
- Kleverton tem feito sua pesquisa principalmente por estados amazônicos e destaca impressões muito positivas do que encontrou no Acre após visitar instituições públicas como a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e o Ministério Público do Acre (MPAC) onde lhe foram apresentados resultados importantes das políticas públicas ambientais promovidas pelo governo.
“Vocês [o governo do Estado] fizeram uma coisa maravilhosa aqui. Muitos gestores brasileiros não conseguiram isso, trazendo pesquisadores em tomada de parte das decisões da área ambiental, além de envolver a comunidade”, destaca o pesquisador.
Na conversa com a vice-governadora, foram destacados pontos importantes dessas políticas públicas ambientais como o Projeto Comunidades Resilientes, onde sete escolas tiveram capacitações de professores para a realização de projetos científicos com o objetivo da preservação dos rios acreanos.
A experiência do Acre com a Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF) também foi bastante enaltecida, com reconhecimento internacional pela redução do desmatamento e um projeto que alavancou o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental e melhoria dos indicadores sociais. Tudo isso junto à ideia principal do GCF que para resolver problemas ambientais globais, as articulações precisam ser locais.
“Todo mundo diz hoje que a Amazônia é importante, mas poucos estão dispostos a investir na matriz motora de preservação disso. O Acre conquistou parcerias como com o Banco Alemão KfW pelo Programa REM, porque eles acreditaram nas nossas políticas públicas e no resultado delas”, ressaltou Nazareth Araújo na entrevista.