Acre é convidado para participar de uma das maiores feiras de novas tecnologias do mundo

O estado do Acre foi convidado a participar de um dos maiores eventos do mundo na área de investimento e empreendimento tecnológico por meio da apresentação de startups. O convite partiu do governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio de sua representação em Brasília.

Encontro entre os representantes dos estados foi coordenado pela Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Estado do Rio Grande do Sul (SERFI), em Brasília. Foto: David Casseb

O governo daquele estado assumiu a realização do evento para os anos de 2022 a 2024. A South Summit Brasil foi apresentada na tarde desta segunda-feira, 18, aos representantes dos estados da federação, em reunião na sede da representação do Rio Grande do Sul em Brasília.

O convite a Ricardo França, na condição de representante do Acre em Brasília, foi feito pela atual representante do governo do Rio Grande do Sul na capital federal, Patrícia Kotlinski e pelo deputado estadual Frederico Antunes, líder do governo na Assembleia Legislativa daquele estado.

O programa South Summit Brasil é uma plataforma global para inter-relacionamento empresarial e carteira de investidores, mediante amostragem real de startups, que podem se tornar grandes empreendimentos a nível nacional ou mundial. O encontro entre os representantes dos estados foi coordenado pela Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Estado do Rio Grande do Sul (SERFI), em Brasília.

O secretário de Estado da Inovação e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Aldones Balestrin, após a apresentação de todos os representantes, agradeceu as presenças e fez uma breve apresentação do que é o programa South Summit e as vantagens econômicas que pode trazer aos estados, por meio da participação de investidores. Segundo Balestrin, realizado desde 2012 em Madrid (Espanha), o South Summit é reconhecido como uma plataforma global de inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema empresarial. Sozinho, já movimentou cerca de US$ 8,2 bilhões em investimentos.

Ainda segundo explicações da representante do Rio Grande do Sul, em sua última edição, o evento reuniu mais de 20 mil participantes e mais de 8 mil empresários (7 mil deles corporativos) e 1.600 investidores com uma carteira de investimentos de US$ 135 milhões. O South Summit é hoje o principal encontro de conexão entre startups, empresas e fundos de investimento globais.

South Summit é reconhecido como uma plataforma global de inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema empresarial. Foto: David Casseb

Essa primeira edição brasileira conta com a correalização do governo do Estado do Rio Grande do Sul. O South Summit em Porto Alegre se dará nos dias 4, 5 e 6 de maio de 2022, no Cais Mauá, e, no dia 6 de maio, na parte da manhã. O Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) fará sua reunião, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim.

Startup é um termo usado para classificar empresas novas e que oferecem produtos inovadores. Normalmente, esses negócios estão ligados a soluções tecnológicas que tentam atender a alguma necessidade do mercado. Apesar de enfrentarem um início mais incerto e cheio de riscos, essas empresas tendem a dar certo e podem se tornar referências naquilo que fazem. É o caso, por exemplo, de Uber, Netflix e Nubank, entre diversas outras.

Ricardo França agradeceu o convite formulado e ressaltou a importância do evento, como forma de proporcionar ao setor de ciência e tecnologia de cada estado verificar as novas propostas de mercado, bem como as potencialidades de cada sugestão de startup. França também ressaltou a importância desse relacionamento entre as representações estaduais, já que o trabalho individual de cada secretaria ajuda a traçar, no conjunto, ideias a serem implementadas regionalmente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter