Acre discute Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono

Seringueiras são plantadas em consórcio com várias frutíferas, como banana, abacate, maracujá, açaí e graviola (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Seringueiras são plantadas em consórcio com várias frutíferas, como banana, abacate, maracujá, açaí e graviola (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

A partir desta quarta-feira, 4, o Acre inicia a construção do seu Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC).

O plano criado pelo governo federal surge como ferramenta para ajudar os estados na criação de políticas públicas que tornem possível a produção em pequena, média e larga escalas, respeitando, conservando e recuperando o meio ambiente.

O Acre dá o segundo passo para a implantação do Plano ABC – o primeiro foi em junho, quando foi realizada uma oficina de sensibilização sobre a importância do tema.

Durante três dias, representantes de 24 instituições do governo do Estado, do governo federal, do instituto de ensino e pesquisa e de produtores rurais discutirão as iniciativas que podem ser adotadas no Acre para diminuir a emissão de carbono na atividade produtiva rural e o desmatamento.

PlanoABC_marca

“O Plano ABC não tem a pretensão de mudar o que já vem sendo feito pelo estado. Pelo contrário, é uma ferramenta construída a partir das peculiaridades de cada lugar para fortalecer o uso racional dos recursos naturais”, afirma Éllen Abud, coordenadora do plano na Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

Durante o encontro, será discutida a aplicação das estratégias do programa no Acre. “Já existem algumas linhas de atuação definidas, como a recuperação de áreas degradadas, oferta de crédito, investimentos na associação entre lavoura, pecuária e floresta, os sistemas agroflorestais, plantio direto, florestas plantadas e oferta de crédito. O que vamos fazer no encontro é decidir onde e como serão implantadas essas ações”, diz Éllen.

A abertura do encontro para construção do Plano ABC no Acre será às 8 horas desta quarta-feira, 4, no Hotel Comfort, localizado na Estrada da Floresta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter