Título da reportagem veiculada no jornal da TV Globo anuncia: "É possível selar a paz entre o homem e a floresta"
O jornal Bom Dia Brasil, transmitido pela TV Globo todas as manhãs, traz nesta semana a série especial "Esperança", que fala sobre as perspectivas de vida do homem brasileiro. Na segunda reportagem, exibida nesta quarta-feira, 11, a matéria de Neide Duarte e Wilson Araújo destaca: "Notícia boa: a vida está mudando na floresta. São 20 anos de transformação. Antes, havia morte e destruição. Agora, há esperança. Na terra de Chico Mendes, no Acre, há paz".
A reportagem faz referência à história do Estado, desde a guerra com a Bolívia, e também a Chico Mendes como "símbolo da luta pela conservação da floresta". Em Xapuri, os repórteres mostram a vida de personagens conhecidos, como Dona Vicência, que foi soldada da borracha e hoje tem o restaurante mais tradicional da cidade. O seringueiro que percorre até dez quilômetros por dia dentro da floresta também compõe o cenário da reportagem que faz um retrato da vida de muito trabalho, compensada pelo privilégio de se viver dentro da floresta.
A fábrica de preservativos de Xapuri, a Natex, é apresentada na reportagem como "uma iniciativa do governo federal e estadual para incentivar a volta do seringueiro à floresta." A castanha e o óleo de copaíba são outros recursos florestais apontados como alternativa sustentável do homem da floresta.
Assista à reportagem completa no site da Globo.