Danos ambientais

Acre define necessidades para enfrentar queimadas e incêndios florestais

As chuvas no início dessa semana, em quase todos os municípios do Acre, contribuíram para acalmar os ânimos da situação de emergência decretada pelo Estado na última sexta-feira, 23 de agosto. Mas a ordem do governador Gladson Cameli é de continuar com o trabalho de combate às queimadas e incêndios florestais. Na manhã desta segunda-feira, 26, a Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA) esteve reunida na sala de situação para definir as necessidades do Estado para enfrentar o período seco.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, convocou os representantes da Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA) para avaliar o panorama geral das últimas 48 horas e solicitar informações para o preenchimento do Formulário de Informações do Desastre (FIDE). Cada instituição ficou responsável por fazer uma avaliação dos danos causados pelas queimadas em todo o Estado e enviar à Defesa Civil estadual.

Reunião do CEGdRA na sala de situação avaliou danos ao Estado. Foto: Cedida

Após a publicação do decreto nº 3.869, no dia 22 de agosto, que declara Situação de Emergência Ambiental, o Governo do Estado de Acre tem o prazo de 20 dias para enviar ao governo federal as suas necessidades para fazer frente às queimadas e incêndios florestais. O coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel James Joyce, e o representante da Defesa Civil nacional, major Wellington Silva, explicaram com detalhes o preenchimento do documento que deverá ser encaminhado na próxima semana.

“Como determinou o governador Gladson Cameli, estamos preparando nossas equipes com todos os reforços necessários para combater tanto as queimadas urbanas quanto os incêndios florestais. É importante também a participação da população nesse processo, que evite queimar nesse período de seca. Apesar das chuvas que ocorreram durante o final de semana no Estado, temos previsão de chuva nos próximos 60 dias, porém abaixo da média”, disse Israel Milani.