Atletas acreanos recebem homenagem do governo do Estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Para muitos, um resultado surpreendente. Mas para os atletas, professores e profissionais da Secretaria Adjunta de Esporte, o resultado alcançado pelo Acre nos Jogos Escolares da Juventude 2013, disputado de 5 a14 de setembro, em Natal (RN), é fruto de muito trabalho, investimento e talento.
O governo do Estado investiu, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), R$ 500 mil para garantir o embarque aéreo para Natal (RN), diárias, estadia e alimentação da delegação acreana composta por 106 pessoas entre atletas e dirigentes. “Isso revela o compromisso do governador Tião Viana com o esporte amador”, disse Pelezinho, secretário de Esporte.
O desembarque dos campeões no aeroporto Internacional de Rio Branco, na tarde da última segunda-feira, 16, emocionou até os mais pessimistas. Familiares, estudantes, imprensa e torcedores anônimos dividiram os triunfos alcançados nas quadras do Rio Grande do Norte pelos bravos atletas acreanos.
Do aeroporto, a garotada seguiu em carro aberto do Corpo de Bombeiros em carreata pelas principais ruas da capital acreana até as escadarias do Palácio Rio Branco. Eles foram recebidos pelos secretários Daniel Zen, de Educação, e Pelezinho, do Esporte. Os atletas receberam também um agradecimento especial da primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, pelos excelentes resultados alcançados em quadra.
Destaques do Acre
Escola Maria Lima de Souza, de Cruzeiro do Sul, medalha de bronze no futsal feminino (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Os principais destaques do Acre nos Jogos Escolares foram: escola Diogo Feijó no futsal masculino (medalha de ouro), escola Maria Lima de Souza, de Cruzeiro do Sul, medalha de bronze no futsal feminino e no basquete feminino a Escola Divina Providência, de Xapuri, também conquistou a medalha de bronze.
O ciclismo teve atuação destacada. O atleta Aldirley Ramilho, 14, alcançou o quinto lugar na classificação geral dos Jogos Escolares. Na avaliação da coordenação dos Jogos, o atleta Aldirley tem um grande potencial, mas precisa ser acompanhado por uma equipe técnica para que ele possa melhorar o seu desempenho.
A equipe de tênis de mesa do Acre ficou em décimo lugar no geral. No entanto, o Acre ficou a frente de todos os estados da região Norte.
O atleta Aldirley Ramilho (E) ficou com inédito quinto lugar na classificação geral no ciclismo e Higor Maia da Costa (D), da equipe de handebol de Rodrigues Alves é destaque (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O atleta de handebol, Higor Maia da Costa, da escola Francisco Braga, de Rodrigues Alves, foi convidado a participar do acampamento da Seleção Brasileira, pelo técnico Jordi Ribeira
Escola Divina Providência, de Xapuri, garantiu a medalha de bronze no basquete feminino (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Futsal é ouro
Sob o comando do professor João Ferreira Leite Júnior, o time de futsal masculino da escola Diogo Feijó conseguiu realizar uma campanha memorável nos Jogos Escolares da Juventude.
O time enfrentou equipes de grandes estados da federação como Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Minas Gerais. Mesmo assim, os garotos do Acre não se intimidaram. Eles mostraram técnica, entrosamento e frieza na hora de decidir, três dos cinco jogos, nos pênaltis.
Equipe do Diogo Feijó conquistou medalha de ouro inédita nos Jogos Escolares da Juventude (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O goleiro Fábio Silva foi um dos destaques da equipe. Segurança e liderança são algumas das qualidades do goleiro, fundamental nas cobranças de pênaltis realizando grandes defesas e garantindo a medalha de ouro. “Joguei os jogos mais importantes da minha vida e graças a Deus fomos felizes”, disse.
{xtypo_rounded2}
Campanha do campeão
1º – Jogo
Escola Diogo Feijó 10×08 Escola Uri Santo Ângelo – Rio Grande do Sul
2º – Jogo
E. M. João Soares da F- Amazônia x Escola Diogo Feijó
Tempo Normal 3 a 3 e 4 a 2 nos pênaltis.
3º – jogo
Escola Diogo Feijó 7×4 Colégio Batista Mineiro – Minas Gerais
Semifinal
Escola Diogo Feijó x Colégio La Salle a Claras Distrito Federal
Tempo normal 3×3 e nos pênaltis 4×2
Final
Diogo Feijó x Colégio O Bom Pastor – Maranhão
Tempo normal 1 a 1 e nos pênaltis 5 a 4{/xtypo_rounded2}