Os Jogos Escolares da Juventude é o maior evento estudantil esportivo do Brasil e tem como objetivo inserir e incentivar jovens para a prática esportiva, proporcionando o intercâmbio entre os jovens de todo o Brasil.
A edição de 15 a 17 anos foi realizada em Belém (PA) e contou com a participação de cerca de quatro mil alunos/atletas que competiram por dez dias nas modalidades: atletismo, natação, xadrez, ciclismo, tênis de mesa, judô, vôlei de praia, ginástica rítmica, luta olímpica, basquete, voleibol, handebol e futsal.
O Acre teve uma participação tímida, mas o basquete foi destaque na competição e conquistou medalha de prata. A equipe do CEBRB, mesmo com uma campanha positiva, permanecendo invicta em quatro partidas, perdeu na disputa final para a equipe do Colégio Batista (CE). As parciais do jogo foram de 25×14, 18×7, 24×10, 20×09 e o resultado final 87×40.
Nas modalidades individuais não há divisão por categoria e o melhor resultado foi alcançado pela estudante Iane Andrade, da escola José Rodrigues Leite que ficou em 13° lugar no atletismo.
O coordenador dos Jogos Escolares do Acre, Alan Carlos, ressalta que participação do Acre foi positiva no quesito aproveitamento técnico dos estudantes que competiram com atletas de nível profissional, como por exemplo, o tênis de mesa, onde atletas acreanos fizeram partida com o campeão nacional da modalidade. “Ficamos satisfeitos com o desempenho das equipes, sabemos que a disputa tem um nível elevado e o Acre tem se destacado e adquirindo experiência”, concluiu o coordenador.
Técnico da Seleção Brasileira de Voleibol avalia equipe acreana
O técnico da categoria de base da Seleção Brasileira de Voleibol, Percy Onken, assistiu atentamente da arquibancada ao jogo da equipe do CEBRB, que ficou em quarto lugar na competição, e fez uma breve avaliação da equipe em quadra e garantiu a possibilidade de os atletas participarem de um acampamento da modalidade que será realizado em Saquarema (RJ). “É um time bem treinado, tem um jogo interessante e pode surpreender”, comentou o técnico.