O governo do Estado tem o objetivo de implantar no Acre o Complexo Industrial de Óleos e Aromas S.A. Em razão disso, representantes da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) e da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) estiveram em São Paulo esta semana, para conhecer os empreendimentos já consolidados com a produção de óleos e ésteres – compostos orgânicos produzidos por meio de reação química chamada de esterificação.
Acompanhado pelo diretor da Agência de Negócios do Acre (Anac), Inácio Moreira Neto, e pela pesquisadora e diretora técnica da Funtac, Silvia Basso, o gestor da Sedens Fernando Lima visitou o grupo Rhodia. O objetivo do encontro com os empresários da multinacional foi firmar parceria para desenvolver no Acre o projeto de construção da planta industrial óleo química.
O diretor da Anac destaca que o modelo será similar ao do Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia S.A., com laboratório, indústria de processamento de óleo e ésteres para a fabricação de cosméticos e material de limpeza.
“Foi uma visita muito importante, pois queremos encontrar parcerias privadas para se constituírem sócias desse projeto. Assim, a produção de óleo no Acre, que ainda é de forma artesanal, possa passar a ser um processo mais profissional, que vai agregar valor à cadeia produtiva de óleos e insumos”, explica.