Nesta semana, o Acre compartilhou as experiências dos Atendimentos Pedagógicos Domiciliares e Classes Hospitalares com o Estado da Bahia em uma live pelo Instagram do @forumclassehospitalar, que está promovendo a série “Diálogos Plurais: Experiências de Classes Hospitalares no Brasil” (confira aqui a live).
Durante quase uma hora, em conversa com a doutora em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maria Celeste Ramos, a professora Maria Clarice do Nascimento, responsável pela coordenação das Classes Hospitalares e dos Atendimentos Pedagógicos Domiciliares no estado, relatou as experiências vividas no Acre.
“Os detalhes apresentados são importantes para serem contabilizados; quando a gente for escrever um texto, irá recordar que no Acre as especificidades de atendimento são completamente diferentes de outros espaços que a gente vê se organizando no Brasil”, pontuou Maria Celeste Ramos.
Atualmente, a Educação estadual assiste 76 alunos no Atendimento Pedagógico Domiciliar, que é destinado aos estudantes que não podem frequentar o ambiente escolar devido a problemas de saúde. Já nas Classes Hospitalares, são cerca de 80 atendimentos mensais.
Em Rio Branco, existem quatro classes hospitalares. Uma no Hospital da Criança, uma no Hospital do Câncer (Unacon), uma no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) e uma na Casa de Acolhida Souza Araújo.
Além de dar oportunidade às crianças e jovens hospitalizados de continuar a construção do conhecimento e trabalhar o currículo formal, segundo Maria Clarice, “as Classes Hospitalares do Acre também oferecem atendimentos terapêuticos e ocupacionais, como é o caso da classe do Hosmac e da Casa de Acolhida Souza Araújo”.
Confira aqui um vídeo sobre as Classes Hospitalares e os Atendimentos Pedagógicos Domiciliares no estado: