Acre combate mosquito Aedes e não registra casos de zika e chikungunya

Governo e prefeitura pedem ampla participação da população no combate ao mosquito (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Governo e prefeitura pedem ampla participação da população no combate ao mosquito (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu com o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, e representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde, e do Corpo de Bombeiros, para tratar do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Atualmente, o Acre registra um número de casos confirmados de dengue menor que no ano passado, além de nenhuma confirmação de zika ou chikungunya.

info-dengue-acre-janeiro-2016

Em 2016, de 3 a 9 de janeiro, foram notificados 169 casos suspeitos de dengue no estado, e todos estão em investigação. Rio Branco foi o município que teve o maior número de notificações, 131 casos (77,5%). Em igual período de 2015, foram notificados 821 casos, observando-se uma redução de 20,5%, comparando com este ano.

“O prefeito Marcus Alexandre conduz com um esforço enorme, em parceria com o governo do Estado, a luta contra o Aedes aegypti, para que possamos deixar o Acre livre do dano, do sofrimento, da microcefalia e de todos os dramas que essas doenças têm causado. Mas o que precisamos é de mais união e ajuda da sociedade e dos setores públicos para essa conquista”, disse o governador Tião Viana.

O governo pretende, ainda, convocar todos os prefeitos dos municípios acreanos para unir forças em soluções de combate ao mosquito, além de capacitar equipes do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro para ações no interior.

Em Rio Branco

O prefeito Marcus Alexandre agradeceu e lembrou que a parceria com o Estado tem sido essencial para um clima de tranquilidade na cidade, sem desespero pelas doenças, além de resultar em números abaixo dos registrados no ano passado. Ainda assim, foi apontado que 72% dos focos do mosquito estão em caixas d’água destampadas. Então, além da conscientização das pessoas, foram pedidas 1,5 mil novas tampas para distribuição.

A prefeitura mantém um intenso trabalho que vai de casa em casa, recolhendo entulhos e realizando limpeza e bloqueio químico, principalmente onde moram grávidas.

“Quero pedir aos moradores que aguardem as equipes anunciarem quando irão passar nos bairros. Depois do anúncio, coloquem os entulhos em local de fácil acesso para serem recolhidos. Não façam isso de maneira antecipada, para que não sejam criados transtornos. Esperem as equipes da prefeitura e do governo chegarem para que tenhamos êxito em nossas ações”, ressaltou o prefeito.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter