Acre classifica alunos em todas as categorias das Olimpíadas de Língua Portuguesa

Alunos e professores receberão oficinas de leitura e escrita

carlos_breno_da_escola_luiza_batista_e_sua_professoramarineide_castro_viajaro_para_fortaleza_onde_recebero_oficinas_culturais.jpg
alunacruzeiro.jpg

Alunos de Cruzeiro do Sul e de Rio Branco foram selecionados para a penúltima etapa do concurso (Foto: Assessoria SEE e Onofre Brito/Secom)

Quatro estudantes da rede pública de ensino do Acre foram selecionados para a penúltima etapa das Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro nas categorias poesia, crônica, memória e opinião. Na fase classificatória do concurso, que acontece até o dia 19 de novembro, serão promovidas oficinas culturais e de leitura para os alunos e respectivos professores nas cidades de Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Cada capital receberá uma categoria.

Os alunos Carlos Breno Silva, da Escola Luiza Batista, e Ediclei da Costa Araújo, da Escola Berta Vieira, ambas de Rio Branco, foram os classificados na categoria Poesia e Crônica, respectivamente. As categorias Opinião e Memória tiveram como selecionados os alunos Mateus Albuquerque, da Escola Craveiro Costa, e Eduarda Moura, da Escola Francisca de Rita de Cássia Lima, todas de Cruzeiro do Sul.

Para a professora Maria Marineide Castro, 43, a olimpíada é a oportunidade que os alunos têm de expor ideias e pensamentos. “Fiquei encantada com o material e a atenção recebida pela organização da Olimpíada. Penso que o concurso deveria acontecer em todas as escolas, pois incentiva a leitura e a escrita, aguça a criatividade nos alunos e faz com que eles tenham mais confiança em si próprios”, comenta.

Em Fortaleza, capital que recebe entre os dias 7 e 10 deste mês os classificados na categoria poesia, a professora participará de oficinas e capacitações na área. “Esse intercâmbio é importante para trocar experiências e adquirir mais conhecimentos que irão contribuir com a leitura e a escrita. Quero fazer com que meus alunos se tornem leitores assíduos e escrevam mais poesias”, revela.

No final do encontro a comissão julgadora regional selecionará entre os 500 semifinalistas de todo Brasil apenas 152 textos que concorrerão a grande final no dia 29 de novembro, em um encontro nacional na capital federal, Brasília. Na oportunidade, serão anunciados os 20 campeões nacionais – cinco em cada categoria.

A Olimpíada tem como objetivo contribuir para a formação de professores, tendo em vista a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A proposta disponibiliza aos docentes da rede pública uma metodologia instigante, baseada no ensino e aprendizagem da língua por meio de gêneros textuais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter