Acre celebra os 55 anos de elevação a Estado com homenagens a 18 personalidades

Ex-presidente do TJ e ex-procuradora-geral do MPAC receberam a comenda durante solenidade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Honrando sua história de luta, o Acre homenageia homens e mulheres que ajudaram e ajudam a construir uma sociedade de paz. Na noite desta quinta-feira, 15, ao celebrar os 55 anos de elevação do Acre a categoria de Estado, o governador Tião Viana, grão-mestre da Ordem da Estrela do Acre reconheceu com a entrega de medalhas da referida ordem o valor para o povo acreano de diversas pessoas, cada um com grande atuação em sua área.

O ato-cívico militar começou com a cerimônia de troca da bandeira acreana no mastro da Gameleira, às margens do Rio Acre. Em seguida, ocorreu a entrega das medalhas a 18 personalidades, honrando assim parte da história do estado e de quem o faz melhor.

“Hoje, eu e minha famílias nos sentimos honrados em mediar esse reconhecimento do governo do Estado à biografia de cada um que foi homenageado neste ato e pela vontade de cada um de fazer o melhor para esse Acre e para nosso tempo”, afirmou Tião Viana, ao começar seu discurso, que fez um relato da importante ligação de valores do presente com o passado.

Reconhecimento de José Augusto e família

Homenageado in memorian com o Grau Grã Cruz, José Augusto de Araújo, primeiro governador eleito do Acre, teve sua história e de sua família reconhecida e contada. Maria Lúcia de Araújo, viúva de José, recebeu a medalha junto aos seus dois filhos, a vice-governadora Nazareth Araújo e Ricardo Araújo.

Viúva do primeiro governador do Acre eleito pelo voto foi homenageada (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Emocionada, após performance da artista e gestora da Fundação de Cultura, Karla Martins, Maria fez questão de afirmar: “Mesmo José Augusto estando volatizado, como acredito que esteja, ele está aqui entre nós muito alegre e agradecido”.

Com uma visão revolucionária, José Augusto, ao tomar posse no Palácio Rio Branco desejava ver o Acre desenvolvido com reforma agrária e com uma grande produção agrícola, como lembrou seu filho Ricardo. Após ser preso e perseguido pelo movimento nacional da Ditadura Militar, ele acreditava que sua família poderia seguir sua luta.

Nazareth, com o semblante sereno e firme, lembrou da força de sua mãe ao ouvir um dos últimos desejos do pai, no leito de morte. “Volte para o Acre, Maria. Eu não tenho mais forças e aquele povo precisa de ajuda”, assim relatou a vice-governadora as palavras do pai.

Em resposta à memória de José Augusto, agradecendo a grande homenagem recebida por sua família, Nazareth, ao lado do irmão, declarou: “Amar o Acre é uma forma de amar nosso pai”.

União pelo Acre

Os outros 17 homenageados representam as diversas instituições que trabalham dia a dia para evolução do Acre. Desde às lutas contra o preconceito aos hansenianos, até aos embates jurídicos em favor da sociedade e ao meio ambiente, foram lembrados ao receberem as medalhas dos graus Cavaleiro, Oficial, Comendador e Grande Oficial.

Homenageados representam as diversas instituições que trabalham dia a dia para evolução do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Confira a lista dos homenageados:

1. Grau Grã-Cruz

– Governador José Augusto de Araújo, primeiro governador eleito do Acre Estado (in memorian).

2. Grau Grande-Oficial

– Desembargadora Denise Castelo Bonfim, presidente do TJAC;

– Desembargadora Maria Cezarinete de Souza Augusto Angelim, ex-presidente TJAC;

– Procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo, ex-procuradora-geral do MPAC;

– Procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes, ex-procurador-geral do MPAC;

– Procurador Marcos Gomes Cutrim, procurador-chefe do MPT/RO;

– Dr. Náiber Pontes de Almeida, juiz federal da 1ª Vara/AC;

– Conselheiro Valmir Gomes Ribeiro, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre;

– Vereador Manoel Marcos Carvalho de Mesquita, presidente da Câmara Municipal de Rio Branco;

– Deputado Ney Amorim, presidente da Assembleia Legislativa.

3. Grau Comendador

– Desembargadora Waldirene Oliveira da Cruz Lima Cordeiro, corregedora-geral do TJAC;

– Procuradora de Justiça Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, corregedora-geral do MPAC;

– Professor Doutor Minoru Martins Kimpara, reitor da Ufac;

– Tenente-coronel Luis Henrique Santos Franco, comandante do 7° Batalhão de Engenharia de Construção (7º BEC).

4. Grau Oficial

– Maria do Socorro Neri Medeiros de Souza, vice-prefeita de Rio Branco;

– Dr. Herley da Luz Brasil, juiz federal da 2ª Vara, da Justiça Federal de 1º Grau no Acre;

– Dr. Jair Araújo Facundes, juiz federal da 3ª Vara, da Justiça Federal de 1º Grau no Acre.

5. Grau Cavaleiro

– Elson Dias da Silva, vice-coordenador Estadual do Mohan e Membro da Diretoria do Mohan Nacional.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest