social

Acre Capoeira realiza batizado com apoio da Segurança Pública e projeto Chegando na Frente

O grupo Acre Capoeira realizou, neste sábado, 14, mais um batizado e troca de corda para cerca de 40 crianças e adolescentes dos bairros Mocinha Magalhães, Rui Lino I e II e Tucumã. O grupo recebe apoio do governo do Acre por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através do projeto Chegando na Frente.

Recentemente, o Acre Capoeira recebeu do projeto a doação de camisetas, abadás e outros materiais que foram usados no batizado. A entrega aconteceu na sala da Diretoria de Justiça e Integração Social, que tem como objetivo principal fomentar esporte, lazer e cultura para crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade e em áreas de risco social.

O grupo Acre Capoeira realizou o batizado e troca de corda para cerca de 40 crianças e adolescentes dos bairros Mocinha Magalhães, Rui Lino I e II e Tucumã Foto: cedida.

O professor graduado em capoeira, Jonas Avelino dos Santos, avaliou como positiva a parceria com o projeto Chegando na Frente, afirmando que ações dessa natureza fortalecem o trabalho de prevenção de crianças e adolescentes de bairros mais carentes ao contato com o submundo da criminalidade e das drogas.

“É uma ação positiva, uma parceria que nos ajuda a levar a capoeira para os jovens e crianças que vivem em situação de risco. Ações como essa nos encoraja e nos fortalece a buscar cada vez mais jovens para conhecer a capoeira. Nossos agradecimentos ao governo do Acre, à Sejusp e ao Chegando na Frente”, agradeceu o professor.

Abrahão Púpio, chefe de Departamento de Ação Comunitária na Sejusp, que também fez capoeira por muitos anos, ressaltou que o foco do projeto é o fortalecimento de ações de inclusão e cidadania aos jovens acreanos.

“O nosso foco são ações que geram inclusão, cidadania, respeito pelo próximo  e bons exemplos, e para isso temos como parceiros vários projetos sociais tanto em Rio Branco como no interior do Acre, que trabalha com a inclusão de crianças e adolescentes, principalmente com aqueles em situação de vulnerabilidade social e que vivem em áreas com um número elevado de violência. O governo do Acre e a Sejusp entendem que além de repreensão ao crime, também há que se atuar na prevenção e promoção de cidadania e lazer como um dos focos principais”, destacou Púpio.