Acre busca reconhecimento de Zona Livre da Peste Suína Clássica

Na foto, o presidente do Idaf (D), o gerente de Defesa Animal do Idaf, José Barbosa (E), e o secretário Décio Coutinho, no centro (Foto: Cedida)
Na foto, o presidente do Idaf, Mamed Dankar (D), o gerente de Defesa Animal do Idaf, José Barbosa (E), e o secretário Décio Coutinho (Foto: Cedida)

Com o objetivo de representar o Acre, que caminha para a conquista do reconhecimento como Zona Livre da Peste Suína Clássica, o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Mamed Dankar, esteve recentemente em Curitiba (PR), em reunião com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Décio Coutinho. O encontro marcou a consolidação da proposta que será apresentada à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que solicita para o Acre o status de área livre da doença.

Segundo Dankar, o reconhecimento deve ser anunciado em maio de 2016, haja vista que 16 estados brasileiros já o possuem, dois receberão o título ainda este ano e mais 14 terão a solicitação encaminhada à OIE, entre eles o Acre. Durante a reunião, também estiveram representantes de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins, Goiás, Bahia, Sergipe, Distrito Federal.

A busca desse status é importante, por ampliar o mercado de exportação do Acre para outros países. “No caso do Acre, esse reconhecimento complementa o projeto de desenvolvimento agroindustrial que o governo vem implantando na região do Alto Acre, como a instalação da Dom Porquito, o que poderá gerar mais receitas ao Estado, além de inserir mais famílias no processo de criação de suínos”, frisou.