Acre busca certificação de boas práticas sustentáveis em aquicultura

Acre é o primeiro estado brasileiro da Amazônia a buscar a certificação de boas práticas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Acre é o primeiro Estado da Amazônia a buscar a certificação de boas práticas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil, nesta quinta-feira, 16, com representantes da organização não governamental brasileira de meio ambiente WWF- Brasil, para discutir parceria para viabilizar a certificação de boas práticas sustentáveis em aquicultura para o Acre.

A certificação é um protocolo no qual o produtor que a implementa recebe aval para poder vincular em seu produto, um selo que atesta que essa produção é sustentável, respeita o meio ambiente e as ordens das legislações trabalhistas e sanitárias. Com isso, ele tem uma perspectiva de agregar valor ao seu produto, que confere destaque no mercado internacional. O Acre é o primeiro Estado brasileiro a buscar essa certificação.

Participaram da agenda representantes das secretarias de Meio Ambiente (Sema), Desenvolvimento, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Acre (CDSA).

Junto à WWF-Brasil, o governo irá elaborar um programa de trabalho para viabilizar a certificação tanto da piscicultura quanto do manejo de lagos naturais.

“Queremos mostrar que a Amazônia é viável e pode oferecer qualidade de vida por meio da piscicultura, que garante a redução da pressão sobre o desmatamento, a produção de proteína de boa qualidade e a distribuição de renda”, contou Tião Viana.

Acre é o primeiro a buscar a certificação

O especialista da área de pesca da WWF-Brasil, Antônio Oviedo, pontuou que o setor da piscicultura tem crescido muito no Brasil, mas atualmente não existe nenhum Estado que possui essa certificação, então essa será uma iniciativa pioneira, e o Acre poderá ser o primeiro Estado brasileiro a obter o sistema de certificação de pescado.

“O potencial da produção de pescado do Acre é tão grande que, em seu estágio avançado, a população não será suficiente para consumi-lo. Então, é viável que o governo encontre mercados externos para o escoamento dessa produção”, explicou o especialista, pontuando que o mercado está cada vez mais exigente quanto à qualidade e à sustentabilidade do pescado, por isso é muito importante a garantia da certificação.

O diretor-presidente da CDSA, Dande Tavares, contou que a ação vem fortalecer expressivamente a cadeia produtiva do peixe, seja pela piscicultura ou pelo manejo de lagos naturais, além de garantir a expressiva redução da pressão sobre novas áreas de florestas, a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da economia.

A WWF-Brasil

A WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira de escala global comprometida com a conservação da natureza e a conservação da biodiversidade, além de promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos, qualidade de vida e do meio ambiente.

“Nós entendemos que a piscicultura é uma atividade extremamente importante do ponto de vista ambiental, pois contribui para a redução do desmatamento – além de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas, o que faz parte da nossa missão, que é proteger o meio ambiente com a garantia dessa melhoria”, afirmou Ricardo Melo, coordenador da WWF-Brasil na Amazônia.