Acre avança no programa que busca melhorar qualidade na atenção básica

Valéria Morais, gerente de Atenção Primária/Saúde da Família, durante teleconferência (Foto: Cedida)

Em cumprimento à programação de qualificação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ AB), foi proferida a webpalesetra: Avaliação externa e monitoramento do recadastramento da população no SUS AB como ferramenta de qualificação do acesso à Atenção Básica.

A webpalestra foi realizada no núcleo do Telessaúde Acre e teve como objetivo reunir os gestores municipais de saúde, enfermeiros, coordenadores da Atenção Básica e das Estratégias Saúde da Família para que fosse apresentada a situação do recadastramento de toda população acreana no SUS AB.

Como o quantitativo de cadastro dos usuários do SUS é utilizado para o cálculo dos indicadores, a gerente de Atenção Primária/Saúde da Família, Valéria Morais, acredita que esse momento foi de grande importância, pois nele se deu a apresentação do quantitativo aos gestores municipais.

“As unidades de saúde cadastradas passam por uma avaliação e a partir disso o Ministério da Saúde decide se concede ou não a certificação. Só então a unidade terá conhecimento se poderá participar do 3º ciclo do PMAQ.  Caso aprovadas no teste, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), terão acesso a uma verba que pode ser utilizada para a organização e estruturação das mesmas”, esclarece Valéria.

A avaliação, que ocorre por meio de pesquisas de satisfação feitas pela Universidade Federal do Acre, será realizada a partir do dia 2 de agosto de 2017 nas Unidades Básicas de Saúde, onde serão ouvidos profissionais da área, gestores e a população em geral, para que assim seja analisados os padrões de acesso e qualidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter