Acre avança na promoção de pós-graduação, mestrado e doutorado

Mauro Ribeiro pontuou os avanços do Acre na promoção de cursos de especialização, pós-graduação, mestrado e doutorado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Mauro Ribeiro pontuou os avanços do Acre na promoção de cursos de especialização, pós-graduação, mestrado e doutorado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em reunião com o governador Tião Viana, na Casa Civil, na manhã desta quinta-feira, 18, o diretor-presidente da Fundação de Amparo e Pesquisa do Acre (Fapac), Mauro Ribeiro, pontuou os avanços do Estado na promoção de cursos de especialização, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Os destaques das instituições de ensino nessa nova fase de promoção da qualificação profissional têm o apoio e o incentivo do governo que, por meio do órgão, ajuda a viabilizar recursos para a promoção de pesquisas em diversos níveis. Segundo Ribeiro, a Fapac avança num levantamento para indicar os níveis de expansão, sobretudo na Universidade Federal do Acre (Ufac) e Instituto Federal do Acre (Ifac).

“Só a Universidade Federal do Acre, que tinha seis ou sete cursos de pós-graduação, passou a ter 14 cursos, com entradas sistemáticas a cada ano, com cursos de pós-graduação e especialização que envolvem um contingente muito grande de pessoas”, contou Ribeiro.

O gestor destacou, ainda, a importância do papel do Estado, já que não é função do governo promover diretamente as pós-graduações, mas sim das instituições, e, por meio da Fapac, o governo ajuda a fazer com que essas atividades sejam viabilizadas.

“A Fapac é uma instância que incentiva e busca parcerias para que esse tipo de atividade se concretize cada vez mais, com a ajuda das instituições que querem ser chave para o amanhã na questão do conhecimento em ciência e tecnologia”, pontua Tião Viana.

Promoção de novos cursos

Ribeiro conta que no momento, o governo está envolvido diretamente na promoção de dois cursos: o mestrado de áreas protegidas, que está em execução com a oferta de 15 vagas pelo Ifac, e o mestrado e doutorado em Saúde que será lançado pelo governador Tião Viana, dia 23 de fevereiro, em Cruzeiro do Sul.

“Esse é um projeto embrionário para o curso de medicina em Cruzeiro do Sul, pois qualifica as pessoas e vai viabilizar a implantação do curso de medicina no Juruá por meio da Faculdade de Medicina do ABC Paulista”, conta o gestor.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter