Acre alcança meta do Ideb em 86,4% dos municípios

Melhor escola de 1ª a 4ª é da capital com nota 5,4

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Escola Samuel Barreira é uma das escolas que teve bom índice (Foto: SEE)

O Ministério da Educação divulgou no último sábado, 21, o índice de Desenvolvimento da Educação – IDEB por município e escola de todo o país. O Acre alcançou as metas fixadas na quarta série do ensino Fundamental em 86,4% dos municípios.

Na oitava série, 65,5% dos municípios da região Norte alcançaram as metas estabelecidas. Nesta modalidade o Acre obteve o segundo maior índice entre os Estados da região, com 81% dos municípios alcançando as notas fixadas pelo Ideb.Os outros Estados tiveram os seguintes índices: Amazonas, 96,7%; Rondônia, 71,2%; Roraima, 46,2%; Pará, 58,6%; Amapá, 21,4% e Tocantins, 59,7%.

Entre as instituições com melhor nota no sistema de avaliação, estão as escolas Samuel Barreira, de Rio Branco e São José, de Cruzeiro do Sul com índices de 5,4 e 5,2 respectivamente. A nota obtida pela escola da capital estava prevista apenas para 2013, e a de Cruzeiro do Sul fixada para 2009.

Para Célia Maria, diretora da escola Samuel Barreira, que alcançou o melhor índice acreano, o resultado é conseqüência do trabalho conjunto dos funcionários. "É um momento de vitória, reconhecimento do trabalho partilhado, desenvolvido em equipe e focado na sala de aula", afirmou.

Ainda segundo a diretora, desde 2004 a escola tem melhorado nas avaliações do MEC, graças à disposição dos funcionários, e aos constantes encontros dos professores, que dependendo da necessidade se reúnem até mesmo fora do horário. "Fazemos grupo de estudo com professores e coordenadores, às vezes além do horário, o que ajuda na formação do aluno; a última que fizemos foi uma oficina de matemática". Declarou

O IDEB é um indicador de qualidade educacional, que combina informações de desempenho geradas pelo SAEB, Sistema de Avaliação da Educação Básica, com informações de aprovação que são coletadas pelo Censo da Educação Básica.

Esse indicador aponta o desempenho de estudantes do final de cada etapa da educação básica, 4º e 8º do ensino fundamental, além da 3ª série do ensino médio da educação regular.

De acordo com Sernizia de Araújo Correa, diretora da escola São José, em Cruzeiro do Sul as avaliações do Mec têm uma importância fundamental porque indicam aspectos do que precisa ser melhorado. "Acredito que a partir do instante que a avaliação faz um diagnóstico que a escola não vai bem, é o momento em que a escola tem um retorno, de que precisa melhorar", ressaltou.

Sernizia disse ainda que o resultado já era esperado, pois o trabalho é desenvolvido por uma equipe integrada com foco no aprendizado do aluno."Não é uma surpresa, já sabíamos que a escola teria uma das melhores notas pelo trabalho que a gente faz; os professores e funcionários receberam a notícia com alegria, como resposta pelo trabalho em equipe", revelou.

Ana Lima Cordeiro, professora da escola São José há 18 anos, declarou ser gratificante o resultado, mas o objetivo da instituição vai além dos números e consiste no resultado do ensino para as crianças "Há um acompanhamento pedagógico da escola e da família para que o aluno tenha um bom índice de aprendizagem, e o nosso objetivo não é ficar só nesse resultado é melhorar ainda mais", concluiu.

Na aplicação das provas em  2007, o Sistema de Avaliação do Ensino Básico-SAEB analisou as habilidades em Língua Portuguesa, focado na leitura e Matemática, enfatizando a resolução de problemas.

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