Acre agora tem 42 novos técnicos em Florestas formados pelo governo

Os técnicos podem atuar na área de assistência técnica, em empresas privadas, públicas e ONGs (Foto: Mardilson Gomes)
Os técnicos podem atuar na área de assistência técnica, em empresas privadas, públicas e ONGs (Foto: Mardilson Gomes)

Déborah Santos de Souza foi a oradora da solenidade de formatura. Na noite de sexta-feira, 21, ela integrou o grupo de 42 formando do Curso Técnico em Florestas. “Nosso estado é tido como referência em meio ambiente e no conhecimento em florestas. Agora, eu espero ingressar na área, assim como todos que se formam hoje esperam”, destacou.

O curso foi oferecido pelo governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, com financiamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e executado pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica Roberval Cardoso. “São pessoas que chegam ao mercado de trabalho e também vão cuidar do que temos de melhor que é o nosso campo, nosso coração verde”, disse Rita Paro, diretora-presidente do IDM.

O curso foi oferecido pelo governo do Estado com financiamento do Pronatec (Foto: Mardilson Gomes)
O curso foi oferecido pelo governo do Estado com financiamento do Pronatec (Foto: Mardilson Gomes)

A carga horária da qualificação foi de 1.440 h/aula, durante 18 meses, com aulas teóricas, práticas e estágio. “Fomos à mata, conhecemos diferentes espécies de árvores, Sistemas Agroflorestais (SAFs). Também fizemos escaladas em árvores com esporas e rapel”, explicou Geovane de Almeida Cunha, formando.

Além do domínio das técnicas, o Curso Técnico em Florestas despertou nos alunos habilidades e competências exigidas pelo mercado: capacidade de trabalho em equipes, ética profissional, espírito empreendedor, criatividade, flexibilidade e capacidade de resolução de conflitos, além de tratamento fraterno e humanizado com consciência socioambiental.

A partir da agora, os concluintes podem atuar na área de assistência técnica, empresas privadas, públicas e ONGs. “O estado tem investido fortemente nas cadeias produtivas, agricultura familiar, empresas rurais e com isso gera demanda por esse profissional que se forma hoje, focado na perspectiva de conservação do meio ambiente”, pontuou Marco Brandão, secretário de Estado de Educação e Esporte.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter