Acre adere ao Projeto Trilhas

O Acre é o mais novo Estado a implementar o Projeto Trilhas nas escolas das redes estadual e municipal de ensino (Foto: Mardilson Gomes)

O Acre é o mais novo Estado a implementar o Projeto Trilhas nas escolas das redes estadual e municipal de ensino (Foto: Mardilson Gomes)

O Acre é o mais novo Estado a implementar o Projeto Trilhas nas escolas das redes estadual e municipal de ensino. Trata-se de um projeto com um rico material de auxílio ao professor acompanhado de jogos e acervo de livros de literatura infantil. O “Trilhas” é dirigido a crianças de 6 anos e tem a literatura como eixo de aprendizagem.

Em 2012, cerca de dois mil municípios do país vão receber o kit, que será distribuído pelo MEC, alcançando 72 mil escolas, 140 mil professores e mais de três milhões de alunos. Em todo o país serão investidos R$ 20 milhões nesse projeto. A atenção especial será para as crianças de municípios cujo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é baixo. O Projeto Trilhas foi criado há três anos, no contexto do Programa Crer pra Ver, da Natura.

A parceria com o MEC tem sido fundamental para o “Trilhas” obter alcance nacional. De forma democrática, muitas crianças serão beneficiadas com o projeto. O diretor de Ensino da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Josenir Calixto, afirma que o Acre possui 84% de suas crianças alfabetizadas. “A nossa meta é alcançarmos 100% dessas crianças nos próximos anos. O projeto ‘Trilhas’ vem somar com as boas ações que vêm sendo desenvolvidas pela SEE. Ele chega no momento certo para darmos mais um salto de qualidade na educação do Acre”, disse.

O projeto está alinhado com o Plano de Metas e Compromisso ‘Todos pela Educação’, que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade e o incentivo à leitura nas salas de aula.

Segundo Marcio Batista, secretário municipal de Educação, “o Trilhas tem como meta fortalecer o processo de alfabetização para garantir que nossas crianças estejam com o processo de alfabetização concluído. Ele soma ao conjunto de iniciativas que estão sendo desenvolvidas no sistema de colaboração entre as secretarias que têm avançado nas políticas de combate ao analfabetismo”.

Rede de Ancoragem – Considerando o alcance do projeto, foi instituída uma rede de ancoragem para envolver atores importantes no uso e na distribuição adequada do material. Esta rede é composta pelas secretarias de educação estaduais e municipais, representantes  da  Undime (União dos Dirigentes Municipais da Educação) e do Consed (Conselho dos Secretários Estaduais da Educação) e professores das universidades públicas dos estados.

A distribuição do material aos municípios será  coordenada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia responsável pela implementação das políticas do MEC, por meio da distribuição de livros didáticos e da alimentação escolar, entre outras.

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