acre pela vida

Ações preventivas para jovens em situação de vulnerabilidade social serão intensificadas pela Secretaria de Segurança

Levar cidadania por meio da educação e do esporte para jovens e crianças em locais de vulnerabilidade social são os princípios que regem o programa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), Acre pela Vida, que atendeu, no ano de 2023, aproximadamente sete mil crianças e adolescentes com políticas preventivas. Este ano, a pasta promete intensificar suas ações, para alcançar ainda mais jovens do estado.

Ações preventivas para jovens em situação de vulnerabilidade social serão intensificadas pela Secretaria de Segurança. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

O programa tem como finalidade integrar as políticas públicas de segurança e de defesa social, com o objetivo de reduzir a violência e a criminalidade em locais de vulnerabilidade social, por meio da educação, do esporte e do lazer.

Ação na Cidade do Povo visa reduzir a violência e a criminalidade em locais de vulnerabilidade social. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca que o programa busca desenvolver cidadania nos jovens e crianças do estado por meio de uma cultura de paz: “O intuito do programa é melhorar a vida das crianças alcançadas pelas políticas públicas de segurança, com o futebol de campo, futebol de salão, capoeira, funcional, vôlei, taekwondo, handebol e jiu-jitsu”.

Secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

O coordenador do Acre pela Vida, coronel Atahualpa Ribera, explica que o programa pretende alcançar, este ano, aproximadamente oito mil crianças e adolescentes, especificamente adolescentes em conflito com a lei que estão cumprindo medidas socioeducativas, além de mais de três mil adultos, todos em situação de vulnerabilidade social.

Coordenador do Acre pela Vida, coronel Atahualpa Ribera. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

“O programa tem como objetivo a prevenção primária, atuando antes que a criança e o adolescente tenham qualquer tipo de envolvimento com o crime. Buscamos colaborar com a sociedade com iniciativas sociais já organizadas e criando oportunidades para que os jovens tenham experiências positivas em várias áreas da vida”, destaca o coronel.

Esse programa tem como objetivo a prevenção primária, atuando antes que a criança e o adolescente tenham qualquer tipo de envolvimento com o crime. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

O Acre pela Vida, orientado por análise criminal, atua em escolas situadas em comunidades carentes, buscando instalar-se onde os índices de mortes violentas intencionais são elevados. As ações realizadas pelo programa contam com serviços públicos oferecidos pelas forças de segurança, como palestras, exposição de equipamentos utilizados pelos profissionais, apresentações de caráter preventivo e emissão de documentos de identidade.

Programa Acre pela Vida promoveu a Caminhada da Paz em 2023. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

Em 2023, o programa realizou várias ações em datas comemorativas, como um arraial comunitário na Cidade do Povo, a Caminhada pela Paz, Dia das Crianças e Natal, além da entrega de sacolões nos bairros afetados pela enchente ocorrida em março.