Ações do Projeto Pacificar são difundidas durante treinamento com gestores de ensino

Executado pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) junto à Polícia Civil, o Projeto Pacificar tem a missão de resgatar o diálogo e a boa convivência social. E para aprender mais acerca das diretrizes adotadas pelo projeto nas delegacias de Rio Branco, gestores da rede de ensino federal, estadual e municipal estiveram reunidos durante treinamento realizado na última semana em Xapuri, com o objetivo de difundir as ações no âmbito educacional.

A coordenadora fez uma explanação das ações (Foto: Cedida)

A delegada e coordenadora do Pacificar, Lúcia Jaccoud, foi a palestrante durante o encontro, a convite do Instituto Federal do Acre (Ifac) do campus do Alto Acre. Recentemente, a instituição deu início à execução do Projeto Mediação Escolar: Aprendendo a Conviver, de onde surgiu a iniciativa de promover o evento intitulado Cultura de Paz.

Cerca de 50 profissionais participaram, entre gestores e professores. Também houve a presença de estudantes no local, visto que o objetivo do projeto é instituir um núcleo de mediação em todas as escolas da rede pública na cidade.

As noções de cultura de paz foram repassadas pela delegada: “Foi um momento de troca de experiências para que esses profissionais tão importantes, que são os que atuam na área de educação, pudessem ter a dimensão da grandeza e do valor que há em promover a cultura de paz, como se faz no Pacificar”.

Sobre o Pacificar

Suas ações são de natureza extrajudicial, de modo que as pessoas envolvidas têm autonomia de construir entre elas mesmas a solução para o problema, tendo como ouvinte e testemunha a figura de um mediador/conciliador. Apenas em casos de descumprimento do acordo pós-conciliação, os interessados devem recorrer ao processo judiciário.

O projeto foi estabelecido mediante resolução conjunta, na qual ficou instituído como artigo 1° que a metodologia se aplica à conciliação e mediação de conflitos interpessoais ou comunitários que se constituem riscos de violência e criminalidade. É um serviço totalmente gratuito e ágil disponível nos cinco núcleos nas delegacias regionais da capital, além de sua sede, e um núcleo na Cidade do Povo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter