Ações de segurança garantem redução de homicídios no estado

Somente no mês de maio, registro de homicídios caiu 60% no Estado; em Rio Branco, queda foi ainda maior, 63,1%

O relatório apresentado pela secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública(Sejusp) mostra uma significativa queda no número de crimes contra a vida entre os dias 1º de janeiro a 26 de maio deste ano. No Acre, a redução é 31,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em Rio Branco, os índices também diminuíram e a maior cidade acreana registrou baixa de 21% em relação aos homicídios.

Somente neste mês, a redução é ainda mais significativa. Entre os dias 1º a 26 de maio, foram contabilizados 60% menos crimes contra a vida em todo o Estado no comparativo com 2018. Em Rio Branco, a tendência se repetiu e a queda chegou a 63,1%.

A retomada da ordem nos presídios por meio da implantação dos programas operacionais padrões, maior presença da polícia nas ruas em pontos vulneráveis e elucidações de crimes contra a vida, além dos investimentos assegurados para a Segurança Pública estão entre os principais fatores que contribuíram para o declínio dos crimes letais.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública(Sejusp), Paulo Cézar Rocha dos Santos, o resultado positivo também foi possível graças as novas estratégias adotadas pelo serviço de inteligência dos órgãos policiais.

“A redução se deu por uma série de estratégias adotadas não só no que tange a ação policial, mas também nas intervenções realizadas nos presídios estaduais, principalmente no interior, onde o indicador de redução é bem maior que na Capital. Entre as estratégias, podemos destacar o policiamento com foco nas regiões onde a ciência criminal demonstra os maiores indicadores de violência e a consequente antecipação ao crime”, frisou.

O gestor da Segurança ainda disse que a união das policias foi de suma importância para a queda drástica no número de mortes violentas em todo o Estado. Paulo Cézar acredita que a implementação de novos métodos será crucial para que a tendência de queda prossiga.

“A retomada das nossas reuniões do Conselho Integrado de Segurança Pública e a definição integrada de estratégias são fundamentais para a obtenção destes resultados. Acreditamos que a partir do lançamento da ferramenta de gestão de resultados, bem como o programa ‘Acre pela Vida’, em junho, essa redução será ainda mais acentuada”, pontuou.

Mesmo diante dos resultados positivos, o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, é categórico ao afirmar que é preciso avançar ainda mais no enfrentamento ao crime. Dando melhores condições de trabalho e a estrutura necessária para as forças policiais. Agindo dessa forma, o governador não tem dúvida que a sensação de segurança será restabelecida.

“Os números nos animam e mostram que estamos no caminho certo, mas isso não significa que estamos satisfeitos, queremos continuar trabalhando, incansavelmente, para que os números continuem em queda. Ainda temos muito a investir na Segurança Pública, adquirindo mais viaturas, equipamentos e valorização dos nossos policiais que são verdadeiros guerreiros. Não vou descansar enquanto a paz não for devolvida as famílias acreanas”, argumentou Cameli.

“Não vou descansar enquanto a paz não for devolvida as famílias acreanas”, argumentou Cameli. (Fotos: Odair Leal/Secom)

Governo não tem medido esforços para investir na Segurança Pública

Segurança Pública é prioridade na gestão de Gladson Cameli. Nestes cinco meses, investimentos milionários já foram efetivos por meio da entrega de novas viaturas policiais e equipamentos para as instituições.

No bairro Cidade do Povo, o Governo fez a maior entrega de veículos e equipamentos da gestão. Foram 51 veículos distribuídos entre as Polícias Civil e Militar que já estão sendo utilizados em missões de apuração e investigação de crimes em todo o Estado.

“Eu e o Major Rocha assumimos um Estado completamente devastado. Nossos policiais sequer tinham fardamentos e as viaturas não tinham combustível para patrulhar as ruas. Com a ajuda do nosso vice-governador, estamos revertendo esse caos e vamos juntos devolver a dignidade das nossas policias, que está entre as mais honestas do país”, comentou.

O Instituto de Administração Penitenciária(Iapen) teve parte da frota renovada em março deste ano. Foram entregues 10 novas caminhonetes que estão sendo utilizadas para serviços de escolta de detentos e no monitoramento dos apenados que estão no regime semiaberto por meio da utilização de tornozeleira eletrônica.

Até o fim do ano, novas viaturas e demais equipamentos serão entregues para reforçar a presença policial nos 22 municípios do Acre. Serão, pelo menos, mais 62 caminhonetes à favor da Segurança Pública no combate a criminalidade.

“Com a experiência parlamentar que adquiri em Brasília, sei onde buscar os recursos. Toda vez que estou lá, não tenho vergonha de bater na porta de todos os ministérios para conseguir melhorias para o nosso Estado. Graças a Deus, os resultados estão aparecendo e é assim que vamos seguir firme com o nosso propósito de um Acre cada vez melhor para a nossa gente”, pontuou.

Convocação de mais 500 policiais civis e militares é mais um duro golpe contra a criminalidade; 14 peritos criminais e dois médicos legistas são empossados na Polícia Civil

Dando continuidade ao seu ousado Plano de Governo, Gladson Cameli surpreendeu a todos ao anunciar, durante coletiva de imprensa sobre os 100 dias de gestão, o chamamento dos 500 aprovados nos concursos das Polícias Civil e Militar.

A convocação dos futuros profissionais é mais uma prova da falta de administração e total descaso de Governos passados com as instituições que integram o Sistema de Segurança Pública. Os aprovados aguardavam por este momento desde 2017 e já estavam desacreditados após inúmeras promessas irresponsáveis.

Desde que assumiu o Poder Executivo, Cameli sempre fez questão de receber os aprovados e assegurou que iria chamá-los, como, de fato, ocorreu em abril deste ano. A celeridade mostra o compromisso deste Governo em não medir esforços para devolver a paz aos acreanos.

É mais um duro golpe contra a criminalidade. Em breve, os alunos soldados iniciarão o curso de formação e a expectativa é que os novos profissionais de Segurança Pública estarão nas ruas protegendo e resguardando o cidadão de bem até o fim deste ano.

Neste mês, 14 peritos criminais e dois médicos legistas foram empossados no Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). Além de Rio Branco, os peritos atuarão nos municípios de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Tarauacá. Algumas destas cidades não contavam com a presença destes profissionais desde 2015 e, em muitos casos, a perícia criminal sequer era realizada, prejudicando a resolutividade de diversos crimes.

“Este é um trabalho de reestruturação da Polícia Técnico-Científica que, ao longo dos anos, foi sucateada e que teve uma série de serviços suspensos pela falta de efetivo e que com esse incremento de novos profissionais vamos poder reativar essas atividades que pararam e, mais que isso, eu tenho certeza que estes peritos vão ter um peso decisivo no combate a criminalidade”, afirmou o vice-governador, Major Rocha.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter