Ações de prevenção são realizadas no Dia Nacional de Combate ao Câncer

O hospital trata todos os tipos de câncer (Foto: arquivo Sesacre)
O hospital trata todos os tipos de câncer (Foto: arquivo Sesacre)

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é lembrado nesta quinta-feira, 27 de novembro. Em alusão à data, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizará, nos dias 27 e 28 de novembro, nas Unidades de Referencia e Atenção Primária (Urap), ações de prevenção contra a doença.

Segundo as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2014, deverão surgir cerca de 580 mil casos novos de câncer no Brasil. Os tipos mais incidentes na população brasileira são os de pele, próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago. Estima-se que só de câncer de pele serão 182 mil novos casos.

Segundo os dados do Sistema de Mortalidade (SIM), da Vigilância Epidemiológica Estadual e de Prevenção e Promoção de Saúde do Acre, foram registrados no estado, entre os anos de 2006 e 2012, cerca de 2.350 mortes por câncer, uma média de 335 óbitos por ano. Destes, 59,40% aconteceram em Rio Branco.

“Diversas ações são realizadas ao longo do ano para ampliar o acesso aos serviços de saúde. Quando diagnosticada no início, a maioria dos tipos de câncer tem aumentadas as chances de cura. Por isso, é importante procurar um médico e fazer os exames de rotina”, orienta a gerente da Divisão Estadual de Prevenção e Promoção da Saúde, Disneide Lopes.

Referencia no combate ao câncer

No Acre, o Hospital do Câncer, do complexo do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, é referência no tratamento contra a doença e atende cerca de cinco mil pacientes, entre homens, mulheres e crianças.

O hospital trata todos os tipos de câncer. Os mais comuns no estado são o de colo de útero, próstata e leucemia. Oncologia clínica, pediátrica, radioterapia, cirurgia, cirurgia de cabeça e pescoço, urologia, ginecologia e medicina paliativa são as especialidades dos oncologistas que atendem na unidade.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest