No Cazumbá

Ações da Educação garantem qualidade do ensino

Para chegar à reserva extrativista Cazumbá-Iracema é preciso passar 16 km da cidade de Sena Madureira (já no sentido para Manoel Urbano) e andar outros 28 km em um ramal.  Foi exatamente lá onde a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEE) realizou um conjunto de ações durante a inauguração da escola técnica rural José Siqueira dos Santos.

Alunos realizaram capacitação em informática Foto: Stalin Melo

A escola, inaugurada pelo governador Gladson Cameli na última sexta-feira, 12, tem 45 alunos, dos quais 19 frequentando o ensino médio e os outros 26 estudam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O nome da escola é referência a um dos fundadores da reserva, que lá viveu até 2013, quando faleceu.

SEE também garantiu a entrega de merenda aos estudantes Foto: Stalin Melo

Entre as importantes ações realizadas pela SEE estão a entrega de merenda. De acordo com a chefe da Divisão de Programas Complementares, Andréia Araújo, o quantitativo levado neste momento é suficiente para dois meses. “Nosso compromisso é não deixar faltar merenda aos alunos”, disse.

Outra atividade importante realizada pela SEE foi a entrega de 26 certificados de conclusão da primeira etapa do curso de inglês ofertado pela Centro de Estudos de Línguas (CEL). Os certificados foram entregues pelo secretário Mauro Sérgio Cruz e pelo governador Gladson Cameli.

Governador Gladson Cameli entregou certificados do CEL aos alunos Foto: Stalin Melo

A Divisão de Saúde Escolar, coordenada pelo odontólogo Rutênio Sá, também levou importantes ações à comunidade, como a distribuição de materiais higiênicos aos estudantes.

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), ofertou cursos de informática aos estudantes. Isto porque, na escola, foi montado um laboratório para que os estudantes possam ser incluídos no mundo digital. Os professores também foram capacitados para trabalhar com os computadores.