Ação educativa para respeito ao estacionamento especial encerra Semana Nacional de Trânsito

Equipe fez abordagens a condutores presentes nos estacionamentos, em especial os que estavam parados nas vagas prioritárias (Foto: Igor Martins/Detran)

Equipe fez abordagens a condutores presentes nos estacionamentos, em especial os que estavam parados nas vagas prioritárias (Foto: Igor Martins/Detran)

Uma ação educativa para o respeito às vagas destinadas aos deficientes e idosos foi realizada no fim da tarde desta quarta-feira, 25. Os educadores de trânsito do Detran, acompanhados de representantes da RBTrans e 20 idosos do Trabalho Social com Idosos (STI) do Sesc Bosque, estiveram em estacionamentos de cinco redes de supermercados e do shopping center de Rio Branco. O trabalho faz parte da programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito e também teve o apoio do Ministério Público Estadual, por meio da promotoria de Defesa e Cidadania.

Na oportunidade, a equipe fez abordagens aos condutores presentes nos estacionamentos, em especial os que estavam parados nas vagas prioritárias. Além disso, também realizaram a distribuição de materiais educativos e colagem de adesivos referentes à campanha “Esta vaga não é sua, nem por um minuto”.

Dentre os idosos que participaram da ação está o senhor João Mayoni Jurado, 82. Ele acredita que as palavras de conscientização vindas dos próprios idosos tocam mais profundamente a sociedade e fazem-na refletir. “As pessoas precisam entender que é preciso ter mais respeito com a gente”, ressalta.

A coordenadora do STI do Sesc Bosque, Marizete Melo, afirma que a participação dos idosos é muito importante, pois os fazem sentir incluídos e também responsáveis pela promoção de ações sociais tão válidas para a sociedade. “Ao perceberem as abordagens, até que aqueles que estavam estacionados nas vagas destinadas corriam para tirar os carros”, brinca.

De acordo com a coordenadora de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco, a intenção é estender a campanha. “O governo do estado entende a importância deste trabalho e por isso vamos continuar desenvolvendo ações desta natureza. É uma questão de considerar o direito de cada, mas também de respeito à cidadania”, aponta.

Estacionamento especial

Por lei, os estacionamentos públicos e privados devem obedecer a reserva de vagas de 5% para 2% para deficientes físicos. Porém, os usuários necessitam de um cartão especial para isso. Em Rio Branco, a RBTrans é a responsável pelo credenciamento.

Para fazer o cartão, é necessário dirigir-se à sede da RBTRans, no bairro Xavier Maia, ou na OCA, munido de RG e CPF. O idoso precisa ter mais de 60 anos e o deficiente apresentar um laudo com o Código Internacional de Doenças (CID).

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o estacionamento irregular é considerado infração leve, cuja multa é de R$ 53,20 e adição de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter