Ação de servidores do TRE beneficia pacientes com câncer

DSC_5225
Pacientes da oncologia infantil recebem doações de complementos alimentares (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Um grupo de servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC) faz doações mensais para os pacientes do setor de oncologia infantil do Hospital das Clínicas, em Rio Branco.  São doados complementos alimentares, que auxiliam na nutrição durante o tratamento contra o câncer. A ação solidária leva saúde e alegria para muitas crianças.

“A quimioterapia muda a percepção do gosto, então a alimentação se torna um aspecto delicado do tratamento. Ficamos comovidos com casos de crianças que passam a recusar alimentos sólidos e vão ficando fracas. E há muitas famílias que não têm condições de oferecer alternativas nutritivas para seus filhos. Com esse apoio, queremos que eles tenham mais chances de se recuperar”, conta a analista jurídica Aieza Bandeira.

Josenir tem oito anos de idade e é de Xapuri. Após a consulta, costuma aguardar o transporte de retorno à cidade na brinquedoteca do hospital, onde é realizado o atendimento da Secretaria de Estado de Educação, por meio do projeto de classes hospitalares. Também é lá que são distribuídas as doações.

O menino enfrenta um câncer na garganta e há dois meses está em tratamento. Na saída, o próprio Josenir pede as latas do complemento alimentar. “Gosto dessa aqui de chocolate”, explica.

De acordo com a prestação de contas da servidora Maria Francisca Milone, no ano de 2015 foram doadas 378 latas do alimento. A solidariedade com os pacientes infantis iniciou em 2013 e envolve cerca de 40 servidores do TRE.

A gerente-geral da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Mirza Mesquista, afirma que atualmente há 96 atendidos pela ala infantil. “Além das crianças internadas, há muitas que são de municípios e vêm ao hospital regularmente para os exames e sessões de tratamento”, explica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter