Ação de saúde leva médicos especialisas a Cruzeiro do Sul para reduzir fila de TFD

Pacientes que esperam por Tratamento Fora de Domicílio (TFD) nas áreas de reumatologia e neuropediatria estão sendo atendidos neste fim de semana no Hospital de Dermatologia Sanitária de Cruzeiro do Sul. A ação é desenvolvida pela regional de saúde Juruá e Tarauacá/Envira e alcança 120 pessoas, entre elas 15 crianças autistas que recebem atendimento no Centro de Tratamento para Crianças com Autismo (Centrin), uma parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul.

O objetivo da ação, que iniciou no sábado pela manhã e termina na tarde de domingo, é reduzir os custos com o transporte de pacientes para tratamento em Rio Branco e ao mesmo tempo oferecer conforto, já que a viagem para fora de domicílio do paciente causa outros transtornos, como a saudade da família e gastos pessoais com hospedagem e alimentação.

Atendimento por especialistas pretende reduzir fila de pacientes que esperam tratamento fora de domicílio. (Foto: Francisco Gomes/Secom)

Duas médicas, uma neuropediatra e uma reumatologista, compõem a equipe que conta ainda com profissionais das áreas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia. Serão feitas no total 13 infusões aos pacientes de reumatologia e 45 atendimentos ambulatoriais.

Para Raquel Batista, coordenadora regional de saúde do Juruá e Tarauacá/Envira, a iniciativa é uma oportunidade de atender um número maior de pessoas em curto espaço de tempo. “A proposta é um atendimento em saúde cada mais humanizado. É um conforto maior para os pacientes. E esses custos, que são economizados, podem se transformar em assistência em outras áreas”.

Segundo o setor do TFD, um planejamento está sendo feito para buscar parcerias para viabilizar o transporte dos pacientes que precisam se deslocar para Rio Branco e, assim, reduzir a fila de pacientes que aguardam tratamento fora domicílio. “Queremos agradecer o apoio de todos os envolvidos nesta ação. Temos algumas fragilidades ainda e estamos tentando solucionar”, diz Hadime Arcádia, gerente de assistência em saúde da regional Juruá, Taraucá/Envira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter