Ação de educação em saúde é realizada no complexo penitenciário de Rio Branco

Em tempos de coronavírus, a prevenção é de fato a melhor forma de combate. Nos presídios locais de grande concentração de pessoas, os cuidados precisam ser dobrados. Assim, durante esta segunda-feira, 30, uma equipe do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), composta por oito profissionais, realizou uma ação de educação em saúde no complexo penitenciário de Rio Branco.

A ação alcançou todos os presos do complexo, tanto provisórios quanto aqueles que se encontram cumprindo pena em regime fechado. O local, que conta atualmente 3.565 detentos, é o maior presídio do estado.

Os profissionais passaram em todos os pavilhões orientando os detentos sobre os cuidados a serem tomados Foto: Iapen/AC

A chefe do Departamento de Reintegração Social, Jandira Bandeira, explicou que a equipe foi formada por técnicos do sistema e profissionais de saúde, com o objetivo de orientar os presos sobre os cuidados a serem tomados.

“Falamos em todos os pavilhões das unidades quanto à importância da prevenção, de lavar as mãos. Conversamos com eles sobre como está a situação aqui fora e que graças a Deus nós não temos nenhum caso no sistema prisional, mas que estamos trabalhando com a prevenção justamente para que isso não venha a acontecer”, destacou.

Outras medidas foram tomadas pelo Iapen desde a confirmação dos primeiros casos no Acre. De acordo com o presidente, Arlenilson Cunha, todos os detentos que chegam aos presídios do estado estão sendo destinados a locais específicos, onde permanecem por 15 dias para então serem encaminhados aos pavilhões de convivência. “Hoje nós temos em torno de 250 vagas em todo o estado para a destinação desses novos presos e a fim de atender possíveis casos de suspeita”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter