Ação de conscientização ambiental é realizada no Parque Tucumã

(Foto: Wellinton Mota/PMAC)
O uso da focinheira e o porte da carteira de vacinação do animal são obrigatórios (Foto: Wellington Mota/PMAC)

O Parque Tucumã reúne diariamente cidadãos que ali realizam atividades físicas e passeios, algumas vezes sem observar os cuidados a serem tomados num espaço público de convivência. Nesta semana, foi iniciada uma ação de conscientização ambiental aos usuários do parque, especialmente sobre o aspecto da manutenção da limpeza, além da fiscalização de pessoas que levam cães de grande porte sem a utilização da focinheira.

A força-tarefa é resultado de uma parceria entre a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e 4° Batalhão (4° BPM), com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop), além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia). Quinze profissionais participam diretamente da ação.

“Com esta ação podemos trazer uma melhoria na questão de um espaço limpo e saudável para o cidadão”, disse Átila Pinheiro, diretor de Obras da Seop.

Segundo o major Carlos Negreiros, comandante do BPA, “diversas pessoas caminham ao longo do parque e, muitas vezes, jogam lixo no chão ou andam com seus animais sem a focinheira, colocando em risco a vida de outros e ainda ferindo uma lei estadual”.

Legislação

Sancionada no ano de 2003 pelo governo do Estado, a lei estadual nº 1.482, estipula as regras sobre como o cidadão deve andar com seu cachorro de médio e grande porte em parques públicos.

Alguns dos itens de obrigatoriedade são a utilização de focinheira e o porte da carteira de vacinação do animal. Além disso, o dono também é obrigado a recolher os dejetos fecais eliminados pelo cão no ambiente público.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter