Devido ao alto índice de casos de malária na região do Juruá e atendendo pedido da prefeitura de Mâncio Lima, o governo do Acre, por meio dos departamentos de Vigilância em Saúde e Atenção Primária da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), desde a segunda-feira, 8, vem fortalecendo as ações de combate à malária naquele município.
A ação tem como objetivo diminuir os casos e controlar a doença na região. A atividade conta com ações de borrifação domiciliar, exames de diagnósticos e orientação sobre a doença e prevenção do mosquito transmissor da doença, além de capacitação aos profissionais da saúde de Mâncio Lima.
Ações como essa são bem recebidas pela população da região, já que o período é de chuvas intensas em todo o Acre, o que colabora ainda mais para a proliferação do mosquito transmissor da doença.
“A ação foi muito bem recebida por todos, desde a comunidade até os profissionais de saúde. É importante todos se unirem e colaborarem, já que a ação busca melhorar a qualidade de vida e saúde de toda a população da região”, destaca Marília Carvalho, gerente do Departamento de Vigilância em Saúde e Controle de Endemias da Sesacre.
Durante os próximos 15 dias, os mais de 10 profissionais da Sesacre que viajaram até Mâncio Lima se juntam aos servidores da prefeitura executando atividades de combate na região.
No próximo sábado, 13, será realizado o Dia D de combate à malária em Mâncio Lima.
Além dessas atividades, a equipe realiza monitoramento e avaliação das Unidades Básicas de Saúde e oferta capacitação aos profissionais do município.