José Higino, Jorge Kalume e Omar Sabino de Paula foram os homenageados
O presidente da Academia Acreana de Letras (AAL), Clodomir Monteiro da Silva, e demais membros da AAL receberam na tarde desta segunda-feira, 7, familiares e amigos dos imortais José Higino de Souza Filho, Jorge Kalume e Omar Sabino de Paula para uma homenagem póstuma. A solenidade aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
A chefe do Gabinete Civil, Márcia Regina, participou da solenidade de homenagem póstuma representando o governador Tião Viana, membro da AAL desde 2009 ocupando a cadeira 5.
Clodomir Mesquita iniciou a solenidade com a leitura de um poema que unia obras escritas pelos três homenageados. Em seguida, Robélia Fernandes, secretária da Academia Acreana de Letras, fez um discurso em homenagem ao escritor tarauacaense José Higino de Souza Filho.
José Higino é membro da AAL e ocupa a cadeira 33. A homenagem do representante da família deste imortal foi feita em tom emocionado pelo irmão de José Higino, professor Sansão Ribeiro. “A trajetória de sua vida é extensa e brilhante”, ressaltou Ribeiro ao falar sobre o irmão José Higino.
Também foram emocionados os discursos que lembraram o advogado acreano e ex-governador Omar Sabino de Paula e o ex-senador Jorge Kalume, que, apesar de ser paraense, teve seus grandes feitos realizados no Acre. Seus familiares lembraram a trajetória política e social dos imortais e do amor pelo Acre exposto em crônicas, livros e demais obras.
O presidente da AAL ressaltou que os três ilustres membros da Academia homenageados na solenidade tornaram-se imortais pelo trabalho que desempenharam durante suas vidas e pelas obras literárias que deixaram para as gerações.