AC e RO firmam parceria para aquisição de 20 mil toneladas de calcário

Calcário é importante para a recuperação de terras degradadas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Calcário é importante para a recuperação de terras degradadas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil, nesta segunda-feira, 27, com o assessor especial do governo de Rondônia, Adilson Pereira, e o presidente da Companhia de Mineração de Rondônia, Gilmar de Freitas. Na ocasião, os governos firmaram uma parceria para a aquisição de 20 mil toneladas de calcário para o Acre, via mineradora, para atender, inicialmente, os pequenos e médios produtores rurais.  Uma visão empreendedora do governo que vai movimentar o agronegócio do Acre.

Vencido os procedimentos exigidos para a aquisição, a expectativa do governo é de que, no máximo em 30 dias, o calcário comece a ser escoado para o estado.

Para Tião Viana a ação representa a mudança na história da produção rural do Acre. “Essa parceria é de libertação, traduz a mudança definitiva na agenda rural do Acre. Nossa gratidão ao governo de Rondônia”, agradeceu o governador.

O secretário de agricultura e Pecuária, José Carlos Reis, explicou que o calcário é importante para a recuperação de terras degradadas. É um material que auxilia na correção do solo e favorece a integração da lavoura-pecuária. Quando o solo é favorecido com calcário e os adubos corretos, permite trabalhar da melhor forma uma lavoura.

Para Tião Viana a parceria representa a mudança na história da produção rural do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Para Tião Viana a parceria representa a mudança na história da produção rural do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“A parceria entre os governos garantirá um produto mais acessível para que o produtor rural possa elevar a verticalização da pecuária e a agricultura de baixo carbono. Significa mais tecnologias e insumos de qualidade para o homem do campo”, detalhou o gestor.

Fortalecimento da economia e do agronegócio

O assessor Especial, Adilson Pereira, disse que a experiência em Rondônia rendeu um salto na economia, além de movimentar o agronegócio e conferir outro cenário para o setor rural, que tornou-se mais fortalecido.

“Acreditamos que na medida em que nos fortalecemos quem ganha com isso é toda a região amazônica. Com isso, estamos estreitando os laços com o governo do Acre e firmando essa parceria para que o estado faça essa aquisição de calcário”, pontuou o assessor.

Participaram da agenda os secretários de Agricultura e Pecuária, José Carlos Reis, e de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Glenilson Figueiredo. A relação de parceria entre os estados será mediada pelo deputado estadual, Lourival Marques.

Lourival Marques garantiu que irá atuar junto ao governo e as associações de trabalhadores rurais, a relação com a empresa fornecedora do calcário. “O calcário é um elemento fundamental para que a gente possa chegar à produtividade que merecemos na piscicultura, do boi gordo e da agricultura. Esse é o momento de novos investimentos”, disse o parlamentar.

A Companhia de Mineração de Rondônia

O presidente da Companhia de Mineração de Rondônia explicou que a mineradora é uma sociedade de economia mista onde o governo do Estado de Rondônia é o sócio majoritário. O carro chefe da empresa é o calcário que favorece a expansão, sobretudo do setor produtivo, pois garante valor agregado ao produto, baixo custo e consegue trabalhar a questão ecológica com sustentabilidade, uma vez que não degrada a natureza.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter