Solidariedade

Abraz completa 13 anos de fundação no Acre

Desde que foi fundada no Acre, a Abraz já atendeu mais de 90 mil pessoas (Foto: Val Fernandes/Secom)

A Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) está comemorando 13 anos de atuação no Acre. As festividades de aniversário se deram na tarde desta quinta-feira, 6, na Central de Apoio às Entidades de Saúde (Cades).

Sem fins lucrativos, a Associação que tem como missão ser o núcleo central, em todo o país, das pessoas envolvidas com a Doença de Alzheimer e outras demências, já atendeu mais de 90 mil pessoas no estado.

A Abraz reúne familiares, familiares-cuidadores e cuidadores profissionais em seu quadro associativo, para, a partir de suas vivências e conhecimentos, desenvolver ações em favor das pessoas acometidas pela Doença de Alzheimer (DA) e oferecer apoio ao familiar-cuidador.

A vice-governadora, Nazareth Araújo, destacou que políticas públicas são construídas na medida em que se apresentam as necessidades dos cidadãos.

“E a Abraz nos ajuda muito ao trabalhar em favor do público idoso, especialmente os fragilizados pela demência, impedidos, por sua condição de adoecimento, de reclamar seus direitos e exercer a cidadania”, disse a vice-governadora.

A primeira-dama, Marlúcia Cândida, falou da importância da instituição. “A Abraz faz o trabalho que muitas vezes o Estado não consegue fazer, o de estar mais próximo das famílias que possuem pessoas portadoras de Alzheimer. É um exemplo de que a sociedade reunida contribui para um bem maior: ajudar o próximo”, frisou.

A presidente nacional da Abraz, Mariazinha Leitão, salientou que o trabalho da Abraz no Acre consiste em transmitir informações sobre o diagnóstico e tratamento das doenças, bem como orientar e apoiar o cuidador – cuidando de quem cuida. “É um trabalho apaixonante que nos faz muito bem como seres humanos”, confessou.