Abraço ao Lago do Amapá

Comunidade manifesta sua preocupação ambiental com lago

dsc00505.jpg
lago.jpg

Lago do Amapá está incluído na Área de Proteção Ambiental (APA). Gestão da unidade é de responsabilidade da Sema (Foto: Assessoria/Sismat)

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, será realizado neste sábado, dia 5, a partir das 8 horas, o abraço ao lago do Amapá. Alunos da Escola Estadual Ruy Azevedo, comunidade e técnicos ambientais pretendem se unir para representar a sua luta pela preservação do lago. O evento cultural tem como intuito contribuir com a sustentabilidade do estado, envolvendo dessa forma a comunidade. A sensibilização quanto ao mês mundial do meio ambiente é retratada através do manifesto da importância desse recurso natural.    

O lago do Amapá  está incluído em uma Área de Proteção (APA) Lago do Amapá, reflexo também do engajamento dos moradores, pois o movimento teve origem numa solicitação da Associação dos Moradores e Produtores Rurais da Estrada do Amapá (AMPREA), que alegava a preocupação com a prática de pesca predatória e sobre os desmatamentos que estavam ocorrendo na ilha do lago. 

Atualmente, a gestão dessa unidade de conservação é feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA, que iniciou um processo de sistematização e rearticulação das atividades do conselho gestor da APA. "A comunidade tem participado das reuniões do conselho, discutindo as ações relevantes para gestão, inclusive recentemente foi concluída a primeira fase do plano de gestão, que foi feito com os moradores e apoio da consultoria da SOS Amazônia", explica a técnica do departamento de Áreas Protegidas e Biodiversidade da Sema, Jakeline Pinheiro. 

Na programação serão realizadas atividades de lazer como caminhada orientada nas trilhas, arvorismo e tiroleza cruzando o lago, sob a coordenação do Corpo de Bombeiros, e passeios de barco. Também está prevista uma cicleata com concentração a partir das 7h30 da Gameleira. As atividades de lazer e promoção do ecoturismo têm apenas cunho simbólico, segundo explica o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques, em virtude da estrutura provisória ter sido montada apenas para o evento.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter